Novas do Gil
Pesquisa

2014- Olimpíadas da Química Júnior- U. Minho
Por Teresinha Teixeira (Administrador do Jornal), em 2014/05/15533 leram | 0 comentários | 141 gostam
O Departamento de Química da Universidade do Minho, recebeu no sábado, 5 de abril, no campus de Gualtar, Braga, as Olimpíadas da Química Júnior (OQJ), que envolveram cerca de 70 alunos.
As provas integraram uma componente teórica e uma componente laboratorial, realizada nos laboratórios do Departamento de Química da Universidade do Minho.
O evento pretende dinamizar o estudo e ensino da Química nas escolas básicas, despertar interesse por esta ciência, cativar vocações para carreiras científico-tecnológicas entre os alunos dos 8º e 9º anos e,
também, aproximar as escolas básicas e as universidades.
A equipa da nossa escola era constituída por dois alunos do oitavo ano da turma D - Vera Silva e Francisco Peixoto e uma aluna da turma A do nono ano, Marcela Marques.
Estes foram apurados nas provas de pré-seleção que decorreram no dia 17 de março, nos laboratórios da nossa escola.
Os intervenientes partilharam connosco a sua opinião:
 
“Realizaram-se a 5 de Abril as Olimpíadas da química. Uma iniciativa bastante promissora, que dá a oportunidade de olhar a química com outros olhos.
Didática, divertida e sobretudo diferente. Esta é a melhor maneira que encontro para caracterizar este projeto, apelativo e promissor a que a nossa escola aderiu. Uma excelente tarde que juntou a química, boa companhia, esforço, diversão e espírito de equipa.
Não saímos ‘’vencedores’’ , mas trouxemos da Universidade do Minho, tal como penso que todos os participantes trouxeram, uma experiencia super enriquecedora, que merece o devido mérito, a qual aconselho vivamente e espero ter a oportunidade de repetir.”

Vera Silva.,nº 27 8ºD

“A ida às Olimpíadas de Química Júnior, em Braga, na Universidade do Minho, foi uma, experiência divertida e educativa.
Primeiro explicaram-nos como ia ser, houve duas provas: a prova de laboratório e a prova no anfiteatro.
[…]
Ao fim das provas, todas as equipas vieram ao anfiteatro e vimos dois mini filmes sobre a química, um mais engraçado e outro mais educativo.
Seguidamente houve a distribuição de brindes pelos participantes, em que uma concorrente da minha equipa ganhou uma revista sobre química.
Depois, apresentaram os 3 vencedores.
Não ganhei nada mas gostei muito desta experiência.
 
Micael,nº 13 8ºD


"Participar nas Olimpíadas da Química foi uma experiência muito interessante. Passei um sábado diferente na Universidade do Minho onde eu e os meus colegas pudemos ver uma parte dos incríveis laboratórios enquanto resolvíamos as questões que nos eram colocadas.
Fomos muito bem recebidos pela organização, eram muitos simpáticos. Gostei de ter esta oportunidade de participar, mesmo que não tenhamos ficado nos três primeiros lugares."

Marcela,nº5 9.ºA


Comentários

Escreva o seu Comentário
 




Top Artigos: Amor de Mãe