Novas do Gil
Pesquisa

DIA MUNDIAL DA CRIANÇA
Por Conceição Páscoa (Professora), em 2020/05/27485 leram | 0 comentários | 132 gostam
As comemorações do Dia da Criança diferem de país para país, embora em Portugal se celebre a 1 de Junho.
No dia 20 de novembro do ano anterior passaram 60 anos que a Assembleia Geral da Nações Unidas proclamou a Declaração Universal do Direitos da Criança e 30 anos da assinatura da Convenção dos Direitos da Criança, que nos seus 54 artigos consagra os direitos sociais, culturais, políticos e civis de todas as crianças.
Porém, as comemorações do Dia da Criança diferem de país para país, embora em Portugal se celebre a 1 de Junho.
Comemorar esta data é por isso importante e recordar os 10 princípios fundamentais dos Direitos da Criança será o ponto de partida:

- o direito à igualdade, sem distinções de raça, religião ou nacionalidade;
- o direito à especial proteção para o seu desenvolvimento físico, mental e social;
- o direito a um nome e uma nacionalidade;
- o direito à alimentação, moradia, e assistência médica
- o direito à educação e a cuidados especiais para a criança física e mentalmente deficiente;
- o direito ao amor e à compreensão por parte dos pais e da sociedade;
- o direito à educação gratuita e ao lazer infantil;
- o direito a ser socorrida em primeiro lugar em caso de catástrofe;
- o direito a ser protegida contra o abandono e a exploração no trabalho;
- o direito a crescer dentro de um espírito de solidariedade, compreensão, amizade e justiça .

Contudo, Novas do Gil desafia-te a comemorar connosco, o Dia da Criança. Aqui ficam algumas sugestões para explorar virtualmente, sem sair de casa:

- visitar um museu ou um monumento local
- ver um filme ou assistir a um concerto;
- organizar uma sessão de jogos e brincadeiras antigas;
- participar numa campanha de solidariedade em favor dos mais necessitados;
- fazer os trabalhos propostos pelo “Estudo em Casa”.

Paralelamente, propomos-te a escolha de uma das seguintes atividades:

- desenhar um cartaz sobre os 10 princípios fundamentais da criança, acima citados;
- escrever um texto ou poema sobre um dos princípios dos Direitos da Criança;
- redigir um texto com os Deveres da Criança;
- elaborar uma divertida “fake-new” sobre o programa do Dia Mundial da Criança deste ano de 2020.

Serás capaz?!—
Envia os teus trabalhos até 10 de Junho.
Os melhores trabalhos serão publicados em próxima edição do “Novas do Gil!.


Entretanto, aqui fica o programa deste ano do Dia Mundial da Criança, publicado no “Mentiras de Guimarães”, jornal de verdades possíveis imaginárias:
“Fontes geralmente bem informadas dão conta de uma programação bué de fixe para o próximo Dia Mundial da Criança, a 1 de junho, na cidade de Guimarães, apesar das restrições decorrentes da pandemia.

De facto, para além das habituais sessões de pintura, no Largo da Oliveira e originais canções infanto-juvenis pelos infantários e escolas locais, (entre as quais o recente êxito “Atirei o pau ao vírus”), a iniciativa irá contar este ano com um desfile de dinossauros, expressamente trazidos da Lourinhã através da A1, cujas pegadas ecológicas ficarão para a posterioridade, disfarçadas nos buracos do asfalto.
Aliás, as entidades locais estudam até a hipótese destes seres não serem devolvidos à sua origem, propondo em alternativa a criação de um Parque Jurássico na Penha, integrado na candidatura a Paisagem Protegida e de promoção do teleférico, denominada “Viaje no futuro, olhando o passado”.
Efetivamente, certos estudiosos locais entendem que a Penha (antes do teleférico) já teria sido habitada por dinossauros, como o provam vestígios fósseis encontrados na adega do Ermitão e imediações de lugares aprazíveis, como a Pensão Montanha ou o hotel local.
Por seu turno, durante a tarde, decorrerá ainda um piquenique no Parque da Cidade no qual será servida comida saudável pelas empresas das cantinas escolares e cadeias de “fast-food” locais, que em ritmo slow distribuirão gelados provenientes do Polo Norte e disponibilizarão hoverboards para todas as idades.
Paralelamente, o desporto marcará também presença no evento, encontrando-se previstos torneios de sueca e chincalhão infantil, matraquilhos, petanca e pedrada aos patos (isso não se faz!), entre outras modalidades, bem como os tradicionais jogos eletrónicos de corrida de sacos, macaca e berlindes. A hipótese de um jogo de futebol à porta fechada está também previsto, com rigoroso cumprimento das regras impostas aos profissionais da I Liga.
Ao fim da tarde, por sua vez, na Biblioteca Municipal Raul Brandão, será lançado o livro “Harry Potter em Guimarães”, que contará com a presença da autora J.K. Rowling e que a propósito desta deslocação visitará a Escola de Magia e Bruxaria Vimaranense, cuja localização é (ainda) desconhecida. Igualmente, ainda que magicamente invisíveis, consta que estarão também presentes na apresentação do livro a bela Hermione Granger, Alvo Dumbledore e o terrível Lord Voldemont, que ficará hospedado nas trevas do castelo.
O Dia Mundial da Criança encerra à noite com um Festival Panda e Caricas, que se prolongará madrugada fora, até os pais adormecerem. Entrementes, para os ais velhos, no sentido de preservar o seu espírito de criança, decorrerá nos Paços dos Duques de Bragança em “Baile de Máscaras”, descartáveis ou reutilizáveis.
Entretanto, a organização avisa que só é permitido o acesso dos adultos às várias atividades programadas, se devidamente acompanhados por uma criança, que deverão usar máscara e trazer no bolso gel desinfetante, mantendo entre si uma distância social q.b .Igualmente, são também permitidos cães de estimação, devidamente açaimados, cujas patas deverão ser desinfetadas antes de entrarem na casota. Por seu turno, é expressamente proibida a entrada no recinto de qualquer vírus e afins, mesmo mascarados, bem como, segundo covidizer, avós e maiores de 65 anos. (a discriminação não é nossa …)
Acrescente-se que várias entidades se associaram ao Dia da Criança, com programas específicos. Deste modo, o Museu Alberto Sampaio apresenta a peça de teatro de sombras “O Espirro do Rei com etiqueta respiratória”, enquanto o Paço dos Duques de Bragança organiza um workshop subordinado ao tema “Como higienizar as mãos com as suas próprias mãos”, no qual estarão presentes membros conceituados das autoridades sanitárias.
O programa comporta ainda uma visita vigiada à praia, após 6 de Junho”.

Por Álvaro Nunes


Comentários

Escreva o seu Comentário
 




Top Artigos: Amor de Mãe