Novas do Gil
Pesquisa

DIA MUNDIAL DA HIGIENE DAS MÃOS
Por Conceição Páscoa (Professora), em 2020/05/06443 leram | 0 comentários | 121 gostam
Estás admirado/a?!
Bem, mas de facto a 5 de maio assinala-se o Dia Mundial da higiene das Mãos, que atualmente, devido ao Covid-19, está mais do que nunca na ordem do dia.
De facto, criado pela Organização Mundial de Saúde (OMS), com o objetivo de chamar a atenção para a importância da higienização das mãos, esta efeméride assume particular relevância nos tempos que correm. Com efeito, o simples ato de lavar as mãos com água e sabão, ou desinfetá-las com gel alcoólico, impede a incidência de infeções variadas como diarreias, gripes e resfriados, bem como infeções e doenças da pele, dores de garganta e infeções do ouvido ou estômago, e, claro, reduzir ou evitar a propagação de patógenos e infeções, como o vírus Covid-19. Pode por isso, fazer a diferença …
Efetivamente, segundo estimativas da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE), a lavagem frequente das mãos poderá salvar 859 vidas por ano em Portugal, pois se nada for feito, as infeções podem matar 49 443 pessoas até 2050.
Assim, nestes tempos de pandemia, a lavagem das mãos, completadas pela etiqueta respiratória e distanciamento social são medidas essenciais para conter a propagação do coronavírus.

Está, portanto, nas tuas mãos e à mão de semear, a possibilidade de ficares em boas mãos! De facto, se meteres a mão na consciência, de mão beijada terás trunfos na mão, para, de mãos dadas (talvez seja melhor de cotovelos dados), meter mãos à obra, com ambas nas mãos, e enfrentar este combate, dele saindo a esfregar as mãos de contente.
Realmente, te digo, com o coração nas mãos, que, neste, como em muitos outros casos, não estás de mãos atadas! Assim, deves convictamente pôr a mão no fogo pelas medidas das autoridades sanitárias e não simplesmente lavar as tuas mãos, pois isso seria obviamente uma atitude inaceitável, de levar as mãos à cabeça!

No entanto, talvez não saibas que foi pela mão do médico Ignaz Semmellweis (1818-1865), que os procedimentos antisséticos ganharam consciência. Realmente Ignaz descobriu que as infeções pós-parto (conhecidas por febre do parto) poderiam ser drasticamente reduzidas pela desinfeção das mãos. Porém, a descoberta deste médico do Hospital Geral de Viena seria posta em causa pela comunidade médica e científica da época, que a rejeitariam.
Ignaz, que terminaria os seus dias num manicómio, após um espancamento dos guardas, viria contudo a ser mais tarde reconhecido pelo seu pioneirismo, quando Louis Pasteur (1822-1895) meteu a mão à teoria microbiana das doenças e confirmou as teses de Semmellweis; facto a que, mais tarde, Joseph Lister (1827-1912) daria uma mãozinha, pois teve entre mãos a possibilidade operar vários doentes, cirurgias levadas a cabo com grande sucesso com a prática de métodos higiénicos.

De facto, tudo está nas tuas mãos, como este poema de Manuel Alegre, intitulado “As Mãos”. o dilucida:

“Com as mãos se faz a paz se faz a guerra
Com as mãos tudo se faz e se desfaz
Com as mãos se faz o poema – e são de terra
Com as mãos se faz a guerra – e são de paz.

Com as mãos se rasga o mar, com as mãos se lavra
Não são de pedras essas casas, mas de mãos
E estão no fruto e na palavra
as mãos que são canto e são as armas.

E cravam-se no tempo como farpas
As mãos que vês nas coisas transformadas
Folhas que vão no vento, verdes harpas

De mãos é cada flor e cada cidade
Ninguém pode vencer estas espadas:
Nas tuas mãos começa a liberdade.

Como verificas e sentes, está assim nas tuas mãos o poder da ação de fazer o bem e/ou o mal (guerra/paz), bem como força transformadora, quer pelo trabalho quer pela arte, de dar asas à esperança e à liberdade, que agora está mitigada.
É uma tarefa para a qual não terás mãos a medir e que terás entre mãos nestes próximos tempos …
Vais ver que, com a mão-cheia de cuidados, a mãozinha dos profissionais de saúde e dos cientistas, tudo acabará por vir comer à mão …

Por Álvaro Nunes



Mais Imagens:

Comentários

Escreva o seu Comentário
 




Top Artigos: Amor de Mãe