Novas do Gil
Pesquisa

PRIMEIRO DIA MUNDIAL DA LÍNGUA PORTUGUESA
Por Conceição Páscoa (Professora), em 2020/05/04499 leram | 0 comentários | 138 gostam
A UNESCO proclamou o dia 5 de maio como Dia Mundial da Língua Portuguesa, em novembro de 2019.

"A minha pátria é a língua portuguesa"
                      Bernardo Soares, heterónimo de Fernando Pessoa


5 de maio é o Dia da Língua Portuguesa, criado pela Comunidade de Países de Língua Portuguesa a 20 de julho de 2009, em Cabo Verde e comemorado anualmente entre os países de língua oficial portuguesa.
Esta efeméride seria posteriormente, em Novembro de 2019, proclamada pela UNESCO como Dia Mundial da Língua Portuguesa.

Ora, a língua portuguesa é uma das mais importantes do mundo, provavelmente a quinta ou sexta mais falada no planeta, cujos utilizadores se estimam em cerca de 244 milhões de falantes. Por isso, com tanta gente a dar à língua, é normal que ande nas línguas do mundo! Ainda por cima, dizem as más-línguas, quando tem fama de ser uma língua namoradeira, como nos conta o escritor angolano Eduardo Agualusa: “ a minha língua é uma mulata feliz, fértil e generosa, que namorou o tupi e com o ioruba, e ainda hoje se entrega alegremente ao quimbundo, ao quicongo, ou ao ronga, se deixando engravidar por todos esses idiomas”.
Curiosamente, uma língua que “foi ao mesmo tempo, embora em espaços diferentes, língua de emigrantes e língua de colonizador”, ora acompanhando a diáspora, ora o colonialismo. Porém, como disse Amílcar Cabral, um dos obreiros da independência das ex-colónias portuguesas: “uma das melhores coisas que os tugas nos deixaram”.
 
No entanto, não obstante namoros mais recentes, a língua portuguesa, tem marcas de muitos outros lábios de encontros e desencontros proto-históricos e ancestrais. Memórias dos fenícios, gregos e hebreus, dos povos pré-latinos como os celtas e iberos, ou mesmo recordações das línguas bárbaras dos suevos e visigodos, substratos importantes aos quais mais tarde, entre os séculos VIII e XII, se acrescentaria o árabe.
Todavia, sua marca indelével e matriz genética é o latim vulgar, trazido pelas invasões romanas e que constitui o seu adstrato essencial. Uma língua cuja ovogénese e berço mais remoto recua ao chamado grupo linguístico indo-europeu, cuja ramificação teria dado 12 grupos de idiomas diferenciados, um dos quais o itálico, precursor do latim.
Todavia, o português terá pouco mais de 800 anos! Consta que a sua certidão de nascimento é o chamado “Testamento de D. Afonso II” , datado de 27 de junho de 1214, que terá sido o primeiro documento escrito na nossa língua. Obviamente, um português falado e escrito de maneira diferente, mas as línguas são assim mesmo, como as pessoas, têm a sua infância, (pré)adolescência e vida adulta. E se bem que não parem de se transformar sincronicamente e/ou diacronicamente, acompanham-nos no devir, sofrendo como as efémeras criaturas que nós somos, as angústias, pandemias e os constrangimentos dos tempos, podendo até morrer! Por isso, há línguas mortas ainda que imortalizadas, como o latim e outras quase completamente extintas como o comanche ou o aramaico, língua falada por Jesus Cristo; ou línguas completamente extintas, como são os casos do dácio, fenício, frígio, gaulês, gótico, hitita, o trácio, ou o vandálico (ainda que por vezes alguns vândalos atuais a ressuscitem!).
Porém, felizmente, a língua portuguesa continua bem viva e recomenda-se. Com efeito, graças à ação dos nossos antepassados, a língua portuguesa continua a ser “o lugar donde se vê o Mundo, em que se traçam os limites do nosso pensar e sentir” – como diz o escritor Vergílio Ferreira.
De facto, após a separação do galaico-português em duas línguas (o galelo e o português) e em especial graças à ação do rei D. Dinis, que ordenou que todos os documentos oficiais fossem escritos em português, a nossa língua cresceu com os poetas, os cronistas e os dramaturgos, entre ao quais Fernão Lopes e Gil Vicente, e solidificou-se com Camões, entre outros. Posteriormente, no século XVI mercê do Renascimento e a difusão do livro, devido à invenção da imprensa, a língua estrutura-se e sistematiza-se, surgindo as primeiras gramáticas como a de Fernão Oliveira (1536) e de João de Barros (1539), bem como as cartilhas e os primeiros dicionários, pois como diria António José Barreiros, uma língua que é só falada anda à rédea solta!
Ademais, nesse século XVI e particularmente após os Descobrimentos, são importantes os cruzamentos com as línguas nativas, quer africanas e asiáticas quer americanas, em especial no âmbito do enriquecimento vocabular. Tal como, um pouco mais tarde, seriam relevantes algumas aportações estrangeiras, como os anglicanismos e galicismos, estrangeirismos por vezes decorrentes do surgimento de novas realidades tecnológicas, científicas e sociais, como gabardina (francês), piza (italiano), ou hambúrguer (inglês).Palavras novas ou neologismos que se integram na língua e que continuamente testemunham o dinamismo do idioma, cujos termos podem ser de ordem literária, remetendo para a expressividade e a criatividade linguística. São os casos de Eça de Queirós (lambisgonhice, pensabundo), Alexandre O’Neill (mosquitomania, olhos pestanítidos) ou Mia Couto ( porradarias, arrumário), entre outros. Neologismos que podem também ter origem popular (pinoca, ramboia) e/ou que tendem, segundo Ernesto Guerra “ a suscitar o cómico ou o pitoresco expressivo, que servem de veículo a matizes de perceção difíceis de traduzir nos termos existentes”.
Com efeito, graças aos falantes e gente da pena, como jornalistas, poetas e escritores, que atualizam e reinventam a língua, a palavra tem acompanhado o homem na sua peregrinação através da vida, desde o soarismo ao cavaquismo, do PREC à geringonça, com ou sem drones, brexit ou Coivid-19, enquanto que, em contrapartida, os arcaísmos caem em desuso (soer, asinha, louçana).

 “Da minha língua vê-se o mar”, disse Vergílio Ferreira sobre o português, lavrador e marinheiro, cuja língua expressa os aromas da canela e maresia, novos ritmos como o samba das ondas, ou os novos sabores agridoces de outros continentes
No fundo, uma língua que apesar da sua unidade se abre à diversidade geográfica, sociocultural e modalidades expressivas, aspetos que abordaremos noutro texto em separado, nomeadamente o falar vimaranense.

Bem, esperamos não ter de dobrar a língua! Diremos apenas, sem papas na língua, que é preciso ter cuidado com ela e dar-lhe devido uso, pois é pela língua que o ser se conhece e ela é a morada do ser.
 
Por Álvaro Nunes


Comentários

Escreva o seu Comentário
 




Top Artigos: Amor de Mãe