Novas do Gil
Pesquisa

ENCONTRO COM O MAESTRO MARTIM SOUSA TAVARES
Por Conceição Páscoa (Professora), em 2019/12/11479 leram | 0 comentários | 135 gostam
No dia 20 de novembro de 2019, pelas 14:30 minutos, na Biblioteca da nossa escola aconteceu algo de extraordinário! Tivemos a visita do jovem Maestro Martim Sousa Tavares e entrevistámo-lo.
O jovem Maestro Martim Sousa Tavares presenteou-nos com a sua presença para nos esclarecer um pouco sobre o espetáculo que criou, no âmbito da celebração do centenário de Sophia de Mello Breyner Andresen, a sua avó paterna. O nosso encontro foi uma grande experiência e estamos certos nos irá marcar para toda a vida pois, para além de nos ter explicado o que iríamos ver, no dia seguinte, informou- nos que, ele próprio, iria tocar dois instrumentos raros. Entretanto, tivemos a oportunidade de lhe colocarmos algumas perguntas que, muito gentilmente, respondeu.
 O Tiago começou por lhe perguntar:
   -Que circunstância motivou o Martim a dedicar a sua vida à música?
   -Em pequeno pedi um cão à minha mãe. Em vez de um cão ofereceu-me um piano. Comecei a dedicar-me à música e a interessar-me pelos diferentes instrumentos musicais. Como gostava muito de todos, a única forma manter contacto com cada um deles e, de certo modo os ouvir, seria a de dirigir uma orquestra - respondeu o Martim.
- Com se sente por se neto de uma das maiores escritoras do país?- questionou o Duarte.
-Realmente não fiz nada para que assim fosse! Sou filho de um dos cinco filhos que Sophia teve e, naturalmente, sou seu neto -respondeu Martim.
-Já pensou em ser escritor como grande parte da sua família? -interrogou a Beatriz.
-Sim, essa ideia já me passou pela cabeça mas, logo desisti pois, ira ser difícil superar a qualidade da escrita da minha avó. Haveria sempre tentação de ser comparado com ela! Por isso, desisti dessa ideia e dediquei-me à música-retorquiu o maestro.
-Qual é o seu livro preferido escrito pela sua avó? -questionou a Leonor.
-No âmbito da educação literária para jovens é o “Cavaleiro da Dinamarca”. No que diz respeito à literatura para mais crescidos o livro que mais gosto é “Contos Exemplares” -disse o nosso convidado.
Por fim o Pedro acabou por questionar:
-Como surgiu a ideia de fundar a “Orquestra sem Fronteiras”?
-Esta orquestra é uma oportunidade para os jovens do interior do país. Muitas crianças e jovens dedicam-se à música, mas acabam por desistir porque não existem escolas por perto para exercerem a atividade. Acredito que devemos deixar que o sonho de todos estes jovens músicos devem ser concretizados e, por isso, decidir avançar com este projeto. -Replicou o Maestro.
No final desta breve conversa despedimo-nos do Martim e agradecemos – lhe a sua presença na nossa escola.

Texto do 5.º A

Mais Imagens:

Comentários

Escreva o seu Comentário
 




Top Artigos: Amor de Mãe