Novas do Gil
Pesquisa

Semana da Ciência e da Tecnologia
Por Carla Manuela Mendes (Professora), em 2018/12/14479 leram | 0 comentários | 46 gostam
No decorrer da semana de 19 a 25 de novembro de 2018, o grupo de Físico-Química realizou na escola EB 2,3 Gil Vicente a Semana da Ciência e Tecnologia.

Comemorou-se especialmente o dia 24 de novembro, “Dia Nacional da Cultura Científica” em homenagem a Rómulo de Carvalho/António Gedeão, Professor, divulgador de Ciência e Poeta.
Com as diferentes atividades experimentais realizadas, no laboratório, pretendeu-se motivar os alunos para as diferentes temáticas da Física e da Química.
Esteve patente, também, na Biblioteca Escolar, uma exposição de cartazes alusivos à importância e aplicações da Química, tendo esta sido cedida pelo Departamento de Química da Universidade do Minho: “Chemistry Anywhere”.
Durante esta semana, no dia 29 de novembro, recebemos a visita da Dra. Alice Dias, do Departamento de Química da Universidade do Minho que proferiu a palestra – “A Química na nossa Vida: moléculas do quotidiano!” A palestra foi direcionada para os alunos do 9.º ano e em colaboração com a Biblioteca escolar.
O grupo de Físico-Química também colaborou na receção aos alunos do pré-escolar na sua visita à nossa escola, nas atividades dirigidas para o seu nível etário, realizadas na biblioteca escolar.
 A Semana da Ciência e Tecnologia é uma atividade aberta a toda a comunidade escolar. Nesse sentido, realçamos a colaboração e participação de alguns auxiliares de educação, especialmente da Sr. Sara Abreu, cuja disponibilidade e simpatia muito contribuíram para o sucesso da dita semana.
Quanto ao decorrer das atividades realizadas no laboratório deixamos aqui algumas considerações dos alunos participantes:

“…. Os alunos da turma A do 9.º ano realizaram várias experiências com a ajuda da professora de Físico-Química. O objetivo desta atividade era comemorar o dia da cultura científica e comemorar também o aniversário de Rómulo de Carvalho, mais conhecido por António Gedeão, professor de Físico-Química. Foi mostrado aos alunos um poema de António Gedeão sobre a matéria em estudo chamado “Lágrima de preta”. Assim foi celebrada a semana da Ciência na escola EB2,3 Gil Vicente

Ana Francisca Teixeira, nº1 e Viviana Faria, n.º 21

“…. Na SCT realizamos 9 atividades laboratoriais, das quais, se destacam a implosão de latas de refrigerantes e o ovo na garrafa. Na atividade da implosão das latas, aqueciam-se latas de alumínio com um pouco de água no interior, e, depois de se verificar que a água atingiu cerca de 100° C, mergulhavam-se as latas numa tina de água fria, ficando estas esmagadas devido à pressão exterior. Na experiência do ovo na garrafa, colocava-se um pouco de álcool numa garrafa e um fósforo e, quando o álcool começava a arder, colocava-se de imediato o ovo na boca da garrafa, que entra na garrafa, ficando lá preso. Para o retirar, soprava-se na boca da garrafa. Na minha opinião os alunos gostaram muito das atividades que fizeram e acho que gostavam de realizar novas experiências”

João Novais, n.º 13, 9.º C



Comentários

Escreva o seu Comentário
 




Top Artigos: Amor de Mãe