Novas do Gil
Pesquisa

Projeto Ciência Viva - Departamento do Pré-escolar
Por António Loureiro (Professor), em 2017/03/291338 leram | 0 comentários | 185 gostam
O Projeto Ciência Viva é um dos projetos delineados no PAA do Departamento da educação pré-escolar para este ano letivo
O Projeto Ciência Viva é um dos projetos delineados no PAA do Departamento da educação pré-escolar para este ano letivo. É também uma das temáticas contempladas nas nossas áreas de conteúdo (conhecimento do Mundo) de acordo com as Orientações Curriculares. Todo o departamento tem vindo a dinamizar da forma possível diversas atividades relacionadas.
            O meio ambiente circundante e as atividades quotidianas, quer sejam na sala, no recreio ou em pequenos passeios nos espaços envolventes fora do jardim-de-infância, oferecem múltiplas oportunidades para as crianças aprenderem ciência. A tarefa do educador consiste em identificar o potencial científico destas situações e desenvolvê-lo. As atividades científicas devem partir de situações que as crianças têm de interpretar ou de problemas que têm de resolver; dos seus interesses e das ideias que estas possuem acerca dos assuntos abordados. O papel do educador é também criar situações significantes em que as crianças possam manifestar as suas ideias e discuti-las com os outros, confrontá-las com a informação disponível e a evidência experimental, tomando consciência de que existem ideias diferentes das suas que servem para explicar os mesmos fenómenos e que algumas (as científicas) são melhores que as suas. O educador tem de ajudar as crianças a tornar explícitas as suas ideias, através do questionamento, da observação das suas acções, dos seus desenhos, das conversas com os seus pares.

  No que se refere ao Projeto Ciência Viva as docentes do Departamento do Ensino Pré-escolar optaram por não participar nas atividades propostas pelo Programa Pegadas devido aos custos incomportáveis e à inexistência de transporte. Desta forma, e sendo esta uma das atividades em PAA, decidiram planificar e realizar atividades em contexto de sala de atividades e nos outros anteriormente referenciados.
Uma das atividades realizadas no Jardim de Infância do Centro Escolar de Urgezes foi a “Experiência da Chuva” em articulação com os três grupos tendo como objectivo abordar a temática das estações do ano. O Vapor de água formado pelo aquecimento (fogão = sol) gerou gotas no recipiente de vidro (formação de nuvem) que pingou na panela.

Na sala do JI da Valinha, realizaram entre outras uma experiência muito interessante. Brincaram com neve sem ir à serra! Sabem que é muito difícil nevar na sua região e curiosamente a experiência resultou! Utilizaram na sua experiência, simplesmente sal fino e um pouco de água, mexeram e logo sentiram a neve nas suas mãos. Foi uma sensação muito agradável e todos ficaram surpresos como o sal não derreteu com a água. Todos fizeram um boneco de neve, que levaram para casa para os seus pais verificarem o resultado das suas experiências, um lindo boneco de neve!

 No JI da Quinta do Vale foram realizadas experiências com a água onde as crianças puderam verificar o que flutua e o que não flutua. Usaram alguns dos objectos da sala. Em outra experiência em que foram utilizadas diversas frutas puderam descobrir sabores e texturas diferentes, assim como a dureza e o cheiro dos mesmos frutos.

  No JI de Arrau também as ciências fazem parte de muitas das descobertas do grupo. Foram diversas as experiências realizadas pelo que se destacam apenas algumas tais como, a descoberta das cores que mudam constantemente na natureza (apanha e observação das folhas de Outono, as árvores sem folhas no inverno e os novos rebentos na primavera); as texturas das folhas, dos frutos e da abóbora que partimos crua (dura e com sabor parecido com a cenoura) e depois de cozinhada para uma compota (mole e doce); as claras dos ovos transparentes e líquidas e que depois de muito mexidas ficam “em castelo” fofas e brancas; as cores das tintas que no quotidiano se misturam e se descobrem novas cores com essa junção quase parecendo uma magia; etc.
      Por último em Arrau resta agradecer à articulação com o 1º ano Professora Alice e Professora Rosa Rodrigues de Ciências que desde o início do segundo período têm permitido ao pré-escolar assistir, participar e descobrir nessa articulação novas experiências (com o ar, com o vapor da água, sentidos, descobertas,….).


O Departamento do Pré-Escolar



Mais Imagens:

Comentários

Escreva o seu Comentário
 




Top Artigos: Amor de Mãe