Novas do Gil
Pesquisa

VÊM AÍ AS FÉRIAS
Por António Loureiro (Professor), em 2016/06/131231 leram | 0 comentários | 115 gostam
As férias estão de volta já esta semana! Gozá-las a preceito é condição necessária e suficiente para um saudável regresso à escola e ao trabalho.
As férias estão de volta já esta semana! Gozá-las a preceito é condição necessária e suficiente para um saudável regresso à escola e ao trabalho. Entretanto, aqui ficam algumas sugestões para fruir e desfrutar proximamente.
De facto, Guimarães oferece boas condições para o usufruto de umas férias agradáveis e para todos os gostos! Com efeito nos parques da cidade e do concelho, na Penha, nas praias fluviais e/ou piscinas, ou até uma saltada à praia, a poucos quilómetros via (auto)estrada, não faltam espaços propícios a bons e salutares dias de divertimento e convívio entre amigos, a que se podem ajuntar umas sessões de cinema e agora as novas infraestruturas obrigatórias a visitar, como o Centro de Ciência Viva ou a Casa da Memória.
Efetivamente, a Casa da Memória oferece, além da sua Exposição Permanente sobre o território e a comunidade vimaranense, o projeto “Flor na Pele”, coproduzido pela Oficina e pela Fundação Calouste Gulbenkian, respeitante ao património imaterial associado ao ciclo do linho.
Mas, acima de tudo, a Casa da Memória permite aos visitantes conhecer (melhor) a comunidade vimaranense na sua história e evolução, quer nas suas mais diversas componentes , quer manifestações socioculturais.
Por seu turno, o Centro Ciência Viva de Guimarães (Curtir Ciência) conduz-nos não só ao passado dos curtumes, como também ao presente e ao futuro, quer no espaço e na robótica, quer no âmbito da engenharia e da comunicação, propiciando aos visitantes experienciar novas vivências científicas.

Porem, junho é também um mês rico em eventos. Com efeito, além dos Festivais Gil Vicente, em palco até 11 de Junho, há as festas populares, como o Santo António na Cruz de Pedra, o S. João de Covas e o S. Pedro nas Taipas; ocorrem ainda as comemorações do 24 de Junho e da Batalha de S. Mamede, Dia Um de Portugal, que coincidem com a Feira Afonsina, entre 23 e 26, que este ano tem como cerne temático a recriação do Recontro de Valdevez, entre D. Afonso Henriques e Afonso VII de Castela; e decorre a Copa América e o Europeu de Futebol, em França, com a nossa seleção em campo e na TV, a partir de 14, 18 e 22 de junho.
Entretanto, no Centro Internacional das Artes José de Guimarães leva a cabo, no âmbito dos denominados Sábados em Família, a 11 de junho, uma viagem ao passado, centrado nas peças da coleção e desenho de cartografias e lugares , em 1513, ano em que o rei D. Manuel I trouxe um rinoceronte da Índia para o seu palácio. De igual modo, realiza-se em Moreira de Cónegos (17) e Oleiros (18) a performance sonora Concerto para as Estrelas e em S. João de Ponte a 1ª. Feira de Artesanato e Artes Plásticas, a 23 e 24 de junho. Por sua vez, a Banda Musical de Pevidém e os Coros de Música da Sociedade Musical de Pevidém apresentam , no São Mamede, na tarde de 10 de Junho, o espetáculo Broadway em Concerto.
Outrossim, no Centro Histórico realiza-se a 1ª. edição da Sunset Praça, no dia 18 de Junho, festa de verão dos bares locais em parceria com a Câmara Municipal, que visa promover a cidade, comerciantes e artistas, bem como cativar turistas; e na Universidade do Minho no âmbito da BabeliUM, o Centro de Línguas do Instituto de Letras e Ciências Humanas, promove a 7ª. edição do “Verão das Línguas” com formações breves e intensivas de árabe, japonês, russo, alemão, inglês, espanhol, francês, italiano e Português – Língua Estrangeira, a iniciar-se em 27 de Junho. Em paralelo, ocorre também o Verão no Campus, destinado a alunos do 9º.ao 12º. anos, com atividades a iniciarem-se a 25 de Junho.
A nível religioso ocorre também a Ronda da Lapinha a 19 de junho e entre 24 e 29 acontecem vários eventos no âmbito do Ano Jubilar da Basílica de S. Pedro, que além de visitas, orações, música e uma procissão, fica ainda marcado pela edição de um livro sobre a história da Irmandade de S. Pedro.
Com propostas mais específicas, o Serviço Educativo do Centro Cultural Vila Flor, promove entre 27 de junho e 15 de julho, no contexto do programa Férias do Verão uma Oficina de Artes, para jovens dos 6 aos 12 anos, com vários artistas e com oficinas e atividades diferentes diariamente, durante as três semanas da iniciativa.
 Por seu turno, o programa e a nova edição das Férias Desportivas de Verão, proporciona entre 13 de junho e 9 de setembro, a cargo da Tempo Livre e ao longo de 13 semanas, várias atividades desportivas, pedagógicas e culturais, a decorrer no multiusos, piscinas ou pista de atletismo, para um público-alvo dos 5 aos 14 anos . Deste modo, futsal, basquetebol, voleibol, andebol e badmington serão algumas das modalidades a praticar, a que se acrescentam o gira-volei, a natação, o atletismo, o basebol e ainda a equitação e o bowling, entre outras. Paralelamente, a oferta formativa abrange ainda os jogos tradicionais, a dança, jogos diversos, bem como o visionamento de filmes e a pintura.
Outra proposta de Atividades de Verão centra-se nos Ginásios da Educação Da Vinci e ocorrerá entre 13 de junho e 29 de julho. A iniciativa abarca uma vasta gama de atividades, designadamente aquáticas (em piscina e praia fluvial) visitas (Planetário e Sea Life no Porto, Parque Aquático de Amarante, Diver Lanhoso, Ciência Viva , Magna Kids), atividades lúdicas e desportivas diversas (mini-golfe, karaté, aula de surf, geocaching, orientação, paintball, bowling, etc), bem como artes ( oficinas de música, artísticas e teatro; workshops de alimentação saudável, orientação, cinema), mas também caminhadas (Trilhos na Penha ) e outras atividades recreativas como um Peddy Paper, Jogos Olímpicos Da Vinci e campeonato de WII, assim como festas (AquaParty, Pijama Party, Jantar de Convívio).
Oferta não falta e é só escolher , desde que se abra (ou seja possível abrir) os cordões à bolsa…
Mas, o prazer da leitura de um bom livro pode ser gratuito e é uma ótima alternativa de férias.


Escrito por
Álvaro Nunes


Comentários

Escreva o seu Comentário
 




Top Artigos: Amor de Mãe