Novas do Gil
Pesquisa

RAUL BRANDÃO MOTIVA EXPOSIÇÃO.
Por António Loureiro (Professor), em 2016/04/21654 leram | 0 comentários | 138 gostam
RAUL BRANDÃO MOTIVA EXPOSIÇÃO “ESCRITORES” DO FESTIVAL LITERÁRIO VIMARANENSE.
RAUL BRANDÃO MOTIVA EXPOSIÇÃO “ESCRITORES” DO FESTIVAL LITERÁRIO VIMARANENSE
A recriação do texto Cucusio de Raul Brandão, inserido na obra “A Farsa”, que relata uma Posse Nicolina do início do século XX, bem poderia ser uma interessante iniciativa de ligação do escritor à comunidade vimaranense

Com efeito, durante todo este mês de abril, a Biblioteca Municipal Raul Brandão apresenta a exposição “Escritores”, inserida no âmbito do Festival Literário de Guimarães – Húmus, no ano em que se iniciam as comemorações dos 150 anos do nascimento de Raul Brandão.
Constituída por 33 ilustrações que retratam alguns dos principais nomes da literatura portuguesa, a exposição de autoria do escritor Afonso Cruz, apresenta e mostra diacronicamente os nossos autores consagrados, desde os clássicos como Camões até aos modernistas como Fernando Pessoa , entre outros e estende-se aos contemporâneos Gonçalo M. Tavares, Valter Hugo Mãe e Afonso Cruz.
Agustina Bessa-Luís, Alexandre O’Neill, Almeida Garrett, António Lobo Antunes, Bocage, Camilo Castelo Branco e Eça de Queirós são alguns dos romancistas e poetas presentes, aos quais se ajuntam Eugénio de Andrade, Gil Vicente, José Eduardo Agualusa, José Saramago, Manuel António Pina, entre muitos outros. Uma galeria de talentos e notáveis na qual marcam ainda presença nomes como Mário de Carvalho, Mia Couto. Padre António Vieira, Sophia de Mello Breyner e Vergílio Ferreira, que este ano comemora o centenário do nascimento.
150 anos de Raul Brandão
Raul Brandão é contudo a figura de destaque da exposição, a propósito dos 150 anos do seu nascimento.

Recorde-se que no passado dia 12 de março (data de nascimento do escritor), a Câmara Municipal de Guimarães apresentou publicamente o respetivo programa comemorativo, extensível ao longo de um ano, que contará com a assessoria da “Booktailors” e será comissariado pelo diretor da revista “Ler”, Francisco José Viegas, escritor e editor da Quetzal (editora de Raul Brandão), um apaixonado e forte conhecedor da obra brandoniana.

Assim, centrado na dimensão escolar, comunitária e especializada, o programa comemorativo, nas suas três dimensões, assenta num projeto de leitura para as escolas, parceria teatral com o Teatro de Ensaio Raul Brandão (TERB) e a Oficina, uma vez que a obra brandoniana possui uma importante componente dramática, contemplando ainda, entre muitas outras iniciativas, feiras de livros, a edição de um livro infantil sobre Raul Brandão, a cargo de um escritor e ilustrador de Guimarães, o festival literário a repetir anualmente a 12 de março e também cinema, sob a responsabilidade do vimaranense Rodrigo Areias.
Quanto à área especializada, cabe à Sociedade Martins Sarmento a parte de leão.

Porém, em aditamento e pessoalmente, como consta no parágrafo de abertura, sugeríamos a inclusão na programação da recriação do texto “Cucusio”, inserido no capítulo III da obra “a Farsa”, que narra uma Posse Nicolina no início do século XX , narrativa de grande vivacidade e visualidade, que certamente, como outrora, à luz dos archotes, daria ao burgo vimaranense um quadro único de vivência dessa época, que bem poderia ser filmado.
Seria um simulacro e uma parceria mais-que-perfeita, em articulação com os velhos e novos nicolinos, de forma a ligar a literatura com a tradição e facultar à urbe dois momentos sui generis da história do património imaterial desta cidade.

Álvaro Nunes


Comentários

Escreva o seu Comentário
 




Top Artigos: Amor de Mãe