Novas do Gil
Pesquisa

Departamento do Pré-Escolar
Por António Loureiro (Professor), em 2015/12/21756 leram | 0 comentários | 134 gostam
Dia Internacional da Pessoa com deficiência, mais uma das atividades realizadas do PAA do Departamento do Pré-escolar
Todo o Departamento do Pré-escolar vivenciou mais uma das suas atividades planificadas em PAA, o Dia Internacional da Pessoa com deficiência. Para a realização da referida atividade, que em alguns jardins-de-infância se prolongou na primeira semana do mês de dezembro, foi muito importante a colaboração da equipa do ensino especial. Esta proporcionou a visita do professor Avelino, atualmente com 79 anos de idade que cegou aos 40 anos. Na EB1/JI da Quinta do Vale e na EB1/JI de Arrau esta visita foi acolhida em dias diferentes mas por cada uma das escolas em articulação 1º ciclo e pré-escolar, apesar de inicialmente não se ter planificado assim, muito amavelmente o professor Avelino, explicou a todos como ajudar um invisual na rua, como um invisual reconhece o dinheiro (notas e moedas), como é o seu dia-a-dia e entre outros assuntos, quanta autonomia ganham até com aplicações tecnológicas quer nos computadores, telemóveis, etc. Ficamos assim sensibilizados para a realidade de pessoas com esta deficiência e todos agradeceram a sua visita.
      Ainda na Quinta do Vale, a professora da Educação Especial Sara Grund de Oliveira dinamizou uma atividade no dia 3 de dezembro, o Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, visando a sensibilização das crianças da E.B.1/J.I. da Quinta do Vale para a “diferença” e para a importância da inclusão da mesma no “mundinho” de cada um. Assim, juntou os alunos do primeiro ciclo e do jardim-de-infância numa hora do conto, e com o apoio das imagens projetadas e da música do Pedro Portugal “Somos iguais, diferentes”, contou a história “O pequeno trevo”.
E também na EB1/JI de Arrau, no dia três e em articulação, todas as turmas da escola juntaram-se na sala de informática e exploraram o conto “O Pequeno Trevo”. Os alunos do 1º ciclo que se disponibilizaram leram para os outros e no final todos cantaram e visualizaram alegremente “Somos iguais, diferentes” via youtube e quadro interativo. No jardim-de-infância foram também exploradas outras histórias, atividades e registos relacionados com a temática.
No JI da Valinha foram exploradas e visualizadas diversas histórias sobre o respeito pela diferença e como tal a temática foi bem trabalhada e desenvolvida.
O JI/CEU abordou o tema, focando também a diferença entre uns e outros. Assim, exploraram a obra de David Mckee, Elmer, um elefante e TITA uma Coelhinha diferente. Estes foram apresentados como sendo diferentes dos outros animais da sua espécie que tudo fizeram para ser iguais aos outros. No entanto, os outros animais gostavam do Elmer e da TITA e não se importaram que eles fossem diferentes, pois todos eram diferentes apesar de parecerem iguais.
      Houve desta forma em todo o departamento do pré-escolar, uma diversidade de atividades que permitiram a todas as crianças não só desenvolver muitas das competências abarcadas nas nossas Áreas de Conteúdo como se sensibilizarem para a importância de nos apoiarmos mutuamente já que realmente “Somos iguais, diferentes!”.

Mais Imagens:

Comentários

Escreva o seu Comentário
 




Top Artigos: Amor de Mãe