Novas do Gil
Pesquisa

TRÊS LIVROS VIMARANENSES
Por António Loureiro (Professor), em 2015/11/16759 leram | 0 comentários | 117 gostam
Três livros sobre Guimarães deram à estampa recentemente, neste outono, sob as penas de Lino Moreira da Silva, da dupla Fernando Capela Miguel/Joaquim F. Nuno e Samuel Silva.
A obra de Lino Moreira da Silva (LMS), docente aposentado da Universidade do Minho, que dispensa quaisquer apresentações, não é apenas mais uma entre a sua vasta produção de investigação paciente e rigorosa que nos lega, em especial no âmbito das Nicolinas. Nesta obra sobre a história local que ultrapassa as 500 páginas, sob o título “Os Largos da Misericórdia e de João Franco, em Guimarães – Espaços e História”, LMS toma como referência o Largo da Misericórdia e o Largo de João Franco, deambulando pelos espaços e histórias dessas antigas áreas urbanas, em particular a Casa dos Carvalhos e a Casa dos Coutos, moradas do singular “Arcebispo de Guimarães”, D. José de Bragança, facultando-nos a propósito algumas linhas de reflexão/investigação sobre esta figura e o seu tempo, bem como acerca de João Franco. À colação são ainda referidos (as) a Igreja/Hospital da Misericórdia, a Casa da Cruz dos Padres da Congregação da Missão, o “Cemitério dos Farrapos”, a “Cadeia Velha” que ali existiu e a “Fonte Majestosa”, que foi edificada e ali permanece, como monumento único de homenagem a D. João VI e à Revolução Liberal de 1820. Histórias a que também e a talho de foice, o autor acrescenta anotações pertinentes ou “recados”, ora mais ou menos sub-reptícios e velados ora mais diretos, que apesar de mais “miudinhos” e em notas de rodapé nos transpõem até à atualidade.
“S. Francisco … a nossa escola” da dupla de professores F. Capela Miguel/Joaquim F. Nuno, centra-se sobretudo na história da Venerável Ordem de S. Francisco de Guimarães e papel desta irmandade no ensino. O grosso da obra são contudo os vários testemunhos dos seus ex-alunos, entre os quais me incluo e o historial de 15 anos de confraternidade, solidificados ao longo dos vários encontros dos antigos alunos franciscanos. No fundo, memórias da escola das gerações das décadas 50/60, nas suas brincadeiras, amizades e processos de ensino-aprendizagem e o registo da sua existência, que atualmente comemora as efemérides 130 de nascimento e 40 anos da sua extinção.
Por seu turno,”Guimarães Top-Secret” do jovem jornalista Samuel Silva, com fotos de José Caldeira, pretende revelar e/ou levar a redescobrir mais de 50 segredos vimaranenses, quer a nível patrimonial e seus ícones mais modernos, quer na sua gastronomia e espaços verdes. Deste modo, à laia de passeio sobre cidade, de nariz no ar ou no chão, a obra convida-nos a subir às velhas muralhas, entrar nas casas de tetos e paredes pintadas e de belas claraboias, apreciar as fachadas e fontes, sentir os relicários, mas também ver com novos olhos a rota dos frescos, passando pelas gravuras rupestres, até a uma porta na judiaria, algures no Largo do Serralho. Não faltam também as passarinhas e os pirolitos, as tortas de Santa Clara (que bem poderiam ser condimentadas com a lenda) e algumas surpresas como o sistema de alarmes do Centro Histórico e a sacristia e acesso à torre sineira da Igreja de Santo António dos Capuchos, ainda que não seja exaustiva, pois faltam por exemplo os ferros forjados das varandas ou os tetos de estuque, alguns dos quais pretensamente trabalhados por de meu bisavô de Afife, esta obra-guião faculta-nos uma nova visão sobre a riqueza inesgotável da nossa cidade e merece estar nas estantes do nosso fundo local e nas escolas.

Escrito por, Professor Aposentado
Álvaro Nunes


Comentários

Escreva o seu Comentário
 




Top Artigos: Amor de Mãe