Novas do Gil
Pesquisa

Breves considerações... Diretora
Por António Loureiro (Professor), em 2013/01/14889 leram | 1 comentários | 206 gostam
O interesse pelo trabalho com o jornal no contexto educativo é cada vez mais evidente ao longo destes últimos anos na nossa escola. A escola mais uma vez teve a preocupação de não deixar cair esta atividade e dar continuidade em moldes diferentes.
Na implementação de um jornal escolar, deve privilegiar-se a motivação dos alunos, porque só ela poderá levar a uma experiência verdadeiramente relacionada com os conteúdos e as práticas da sala de aula. Pode também privilegiar-se, por outro lado, por ser mais uma ferramenta de ensino aprendizagem, que leva a experiências de preparação, consolidação ou aquisição de conhecimentos que muitas vezes os alunos têm dificuldade em alcançar.
No jornal escolar, os alunos e professores são livres, escolhem; e escolhem porque conhecem alternativas. Cabe ao professor estimular a diversidade, para que os seus alunos formulem as suas ideias e divulguem os seus próprios projetos. Colaborar no jornal da escola é muito mais do que divulgar informações, fazer propaganda ou realizar um trabalho de grupo. É desenvolver a criatividade, o espírito crítico, a expressão oral e escrita. É conhecer a realidade, os problemas locais, a escola e o seu meio educativo…
Também nós, como professores, podemos utilizar esta atividade para enriquecer a nossa prática pedagógica, bem como para desenvolver um trabalho de qualidade, onde com certeza os nossos alunos trabalharão com mais interesse e, consequentemente, construirão conhecimentos mais significativos e mais consolidados.
Divulgar bem o jornal escolar e fazê-lo chegar às mãos não apenas dos alunos, mas da comunidade em geral, será fundamental para que esta atividade tenha sucesso. Afinal, queremos ser lidos por uma franja significativa da comunidade educativa…

Um bom trabalho a todos e parabéns pelo trabalho desenvolvido.

A Diretora


Comentários
Por Sandra Coelho (Familiar de aluno), em 2013/01/16
A utilização da tecnologia ajuda à divulgação da informação. E eu como mãe interessada e preocupada agradeço.

Escreva o seu Comentário
 




Top Artigos: Amor de Mãe