Novas do Gil
Pesquisa

As festas Nicolinas - Pesquisas coletivas
Por António Loureiro (Professor), em 2012/12/17819 leram | 0 comentários | 135 gostam
Foi realizado um estudo aprofundado sobre as tradições locais...
As Festas Nicolinas têm a sua origem na devoção religiosa dedicada a São Nicolau que era oriundo da Ásia Menor e terá vivido nos séc. III e IV. Julga-se que terá sido Bispo em Mira, Turquia.
Este culto terá chegado até Guimarães através dos peregrinos de vários pontos do país e do estrangeiro que aqui se deslocavam para venerarem Nossa Senhora de Guimarães (Padroeira de Portugal até ao séc. XVII), e também através da passagem de romeiros de/e para Santiago de Compostela que terão deixado como marca a sua devoção a S. Nicolau.
São Nicolau está ligado à devoção popular como protetor das raparigas pobres, dos perseguidos, dos comerciantes, das crianças, dos presos, dos infelizes, dos abandonados pela sorte; também, como sendo contra as heresias, e está indicado para a cura de determinado tipo de doenças.
Paralelamente a estas devoções, São Nicolau é também Patrono dos estudantes. Reza a lenda que três crianças em idade escolar foram esquartejadas por um estalajadeiro e quando São Nicolau se aproximou delas devolveu-lhes a vida. Talvez, por isso, São Nicolau seja muitas vezes representado com três crianças aos pés.
O culto a S. Nicolau, desenvolvido entre o povo, foi mais tarde apropriado pelos estudantes que constituíram uma capela em honra de São Nicolau (entre 1661 e 1663) na Igreja Nossa Senhora da Oliveira, e aí sediaram a sua irmandade.
Mais tarde os festejos vão ser alargados a oito dias, sendo o seu inÍcio a 29 de Novembro e o seu término a 7 de Dezembro e, atualmente, este é o período em que decorrem as Festas Nicolinas.
Durante estes dias, os estudantes tinham e têm várias “atividades” que fazem parte da estrutura da Festa. São os designados Números Nicolinos, os quais são fundamentais conhecer para entender o espírito destas Festas:
- as Novenas;
- as Ceias Nicolinas;
- o Pinheiro;
- as Posses
- o Magusto;
- as Roubalheiras;
- o Pregão;
- as Maçazinhas;
- as Danças de S. Nicolau;
- o Baile Nicolino
Ao longo dos tempos, as Festas Nicolinas têm sofrido algumas alterações em função do evoluir normal da civilização, mas a sua essência mantém-se.
As Festas Nicolinas são consideradas as Festas mais antigas de Guimarães e representam um testemunho intangível do património cultural vimaranense. (Diogo)
As Festas Nicolinas são organizadas pela Associação dos Antigos Estudantes do liceu de Guimarães, tendo sido recentemente aberta a possibilidade de alunos pertencentes às escolas secundárias Francisco de Holanda e Santos Simões (antiga Veiga), se fazerem representar junto da comissão. Acontecem anualmente de 27 de novembro a 7 de dezembro e são preenchidas por vários números, desde o Pinheiro e Ceias Nicolinas, o mais concorrido, ao Pregão da Academia Vimaranense.
Pinheiro e Ceias Nicolinas - Acontecem a 29 de novembro. O enterro do Pinheiro e as Ceias Nicolinas iniciam as celebrações em honra de São Nicolau. É o número mais concorrido das Festas Nicolinas, pois é a altura em que os estudantes das secundárias de Guimarães e os antigos alunos das mesmas (pertencentes à irmandade de S. Nicolau) se reúnem e jantam pelos restaurantes do centro de Guimarães. Tradicionalmente comem rojões com grelos e papas de sarrabulho e bebem vinho verde. No final do jantar concentram-se todos no Cano, ao lado do Campo de São Mamede, e começam o cortejo do Pinheiro pelas ruas do centro de Guimarães, ao som dos bombos e das caixas, entoando os característicos "Toques Nicolinos".
Atualmente outras pessoas, além dos alunos, juntam-se à festa, sendo muito recentemente pessoas de localidades próximas e inclusive pessoas que a ela se dirigem do resto do país. Nesta festa nunca foi feito o chamado ”comboinho”.
Novenas - Acontecem de 1 de dezembro a 7 de dezembro

Posses - Acontecem a 4 de dezembro.

Pregão - O Pregão de São Nicolau ou Bando Escolástico, como primitivamente era designado, tem lugar no dia 5 de dezembro. Consiste numa récita efetuada por um jovem estudante designado por Pregoeiro, em verso satírico e de crítica social, ao jeito dos antigos pregões pelos quais eram trazidas as notícias às vilas e cidades até à descoberta da imprensa. Através do Pregão e pela voz do Pregoeiro, os estudantes condensam num só documento e levam ao conhecimento da população as suas opiniões e a sua visão crítica acerca dos eventos que tiveram lugar no último ano.

Maçãzinhas - Acontecem a 6 de dezembro.
Danças de São Nicolau - Acontecem a 6 de dezembro.
Baile Nicolino - Tem lugar no dia 7 de dezembro.
Roubalheira - A data muda de ano para ano e não é divulgada. Luís Pedro
                                                        


Mais Imagens:

Comentários

Escreva o seu Comentário
 




Top Artigos: Amor de Mãe