Novas do Gil
Pesquisa

23 DE ABRIL - DIA MUNDIAL DO LIVRO
Por Conceição Páscoa (Professora), em 2020/04/30483 leram | 0 comentários | 150 gostam
No dia 23 de Abril comemorou-se o Dia Mundial do Livro, que coincidiu com o Dia dos Direitos de Autor. Esta data visa homenagear os autores e as obras literárias, bem como conscientizar para a importância e o prazer da leitura.
De facto, 23 de Abril, data escolhida pela UNESCO no seu XXVIII Congresso Geral, realizado em Paris, em 1955, (exatamente há 65 anos atrás) seria o dia escolhido por coincidir com data da morte de três escritores famosos: William Shakespeare, Miguel Cervantes e Inca Garciliaso de la Vega. Deste modo, nestes dias de confinamento, as celebrações possíveis do dia podem passar pela leitura, silenciosa ou em voz alta para os netos, mas também pela escrita ou ilustração.
E, de facto, são várias as sugestões online oferecidas.
Em Guimarães, por exemplo, a livraria Mercado Azul dispõe no instagram (instagram@mercadoazulivraria) e no facebook, mil livros por abrir e uma tertúlia com 23 convidados, que falarão sobre os seus livros mais marcantes.
Por sua vez, a Direção-Geral do Livro, Arquivos e Bibliotecas (DGLAB) divulga os livros preferidos dos portugueses, para todas as idades, selecionados no âmbito de um inquérito online organizado pela instituição.
De igual modo, as grandes lojas livreiras, como a FNAC, Wook , Leya ou Bertrand estão a oferecer descontos e portes de envio gratuitos para encomendas online.

Porém, as iniciativas multiplicam-se, a saber:
- os fãs de José Rodrigues dos Santos e do herói Tomás Noronha podem ler gratuitamente “A fórmula de Deus”, disponível no Wook Reader, do Kindle da Amazon e do Kobo;
- a Fundação Francisco Manuel dos Santos “oferece” audiolivros gratuitos, entre os quais “Longe do Mar” de Paulo Moura:
- a editora Dom Quixote disponibiliza ebooks gratuitos com crónicas de António Lobo Antunes;
- a Leya criou um Clube de Leitura Virtual para Adultos, denominado “Próximo Capítulo”, um espaço vocacionado para a discussão sobre livros, cujas inscrições decorrem até 5 de maio deverão ser feitas poe e-mail (proximocapitulo@leya.com):
-os autores da Tinta da China têm vídeos gravados sob o título “Confinados mas livres, sempre”, sobre a forma como vão viver o 25 de Abril deste ano.

No fundo, uma imensidade de sugestões, às quais poderá também ajuntar o livro centenário de Agatha Christie “O Misterioso Caso de Styles”, o seu primeiro livro, entre muitos outros , protagonizados por Hercule Poirot ou Miss Marple.
Do que está à espera, para ler …

Texto de Álvaro Nunes


Comentários

Escreva o seu Comentário
 




Top Artigos: Amor de Mãe