Novas do Gil
Pesquisa

EXPRESSÕES COM HISTÓRIA
Por Conceição Páscoa (Professora), em 2020/04/16509 leram | 0 comentários | 145 gostam
Estar de Quarentena - Qual a origem e o significado desta expressão tantas vezes usada e ouvida por estes dias?
“ESTAR DE QUARENTENA”
O avô António já há cerca de um mês que não contata presencialmente o neto Henrique, pois ambos estão a respeitar rigorosamente o isolamento imposto pela pandemia dos coronavírus.
Mas o avô fala frequentemente com o neto, em especial pelo telemóvel, pois, juntamente com as SMS, e a comunicação via email, são as únicas tecnologias que domina:

- Olá, Henrique! Então, estás a portar-te bem?
- Claro, avô!
- Sabes, estou com saudades tuas e das nossas conversas!
- Eu também, avô!
Mas, olha, tenho estado entretido …
- Com os vídeos e a “play-station”, estou mesmo a ver! …
- Sim, mas também com outras coisas! Trabalhos da escola, leitura de histórias, jogos, audição de música, algumas pesquisas na net, e até um bocadinho de ginástica e futebol, no quintal. E. pasma-te, até receitas de cozinha! …
Olha, aprendi muitos jogos novos! Alguns que nem sabia que existiam, como o jogo do galo!
- Ótimo, Henrique. Continua entretido.
Amanhã volto a ligar-te …
- Até amanhã, avô.
Porta-te bem! E fica em casa.

No dia seguinte o avô voltou a ligar:

- Avô, tudo bem contigo?
- Claro, Henrique!
- Olha, avô, hoje tenho uma dúvida para esclarecer. Tenho estado a pensar na expressão “estar de quarentena”. Tenho uma ideia do que é, mas não percebi ainda bem a sua origem.
- Bem, sobre isto é melhor mandar-te um e-mail, ou perguntares ao teus pais!
- Não, avô, prefiro um e-mail teu! …

E acabariam por falar de muitas outras coisas, antes de deligar, na certeza que a promessa do avô seria cumprida prontamente.
E ao fim da tarde, lá estava a resposta do avô:

A quarentena é, como sabes, um isolamento temporário de proteção pessoal e coletivo, devido a perigos de infeção e propagação e contágio provocado por uma epidemia ou doença., embora nem sempre dure 40 dias, como a palavra indicia.
 Quanto à origem da expressão “estar de quarentena” há várias explicações.
Uma explicação seria que teria surgido em Veneza, nos séculos XIV/XV, durante a primeira peste na cidade, em 1347, ao que consta trazida por navios mercantes da Dalmácia. Como sabes, Veneza era na altura uma importante cidade de comércio mundial, na qual aportavam navios de muitas proveniências.
Nessa altura a cidade impediu embarques e desembarques durante 40 dias, que era o habitual em situações de isolamento em casos de suspeitas de doenças contagiosas. Ora, a palavra quarentena tem exatamente a ver com o termo italiano “quatarantina”.

Já sei que vais perguntar porquê 40 dias?!

Bem, ao que sei, por motivações religiosas.
 Com efeito, Jesus teria passado 40 dias em jejum no deserto e Moisés esteve o mesmo número de dias a escutar a palavra de Deus no Monte Sinai
Também o dilúvio universal da Arca de Noé teria durado 40 dias e é este período que medeia entre a Quarta-Feira de Cinzas e o Domingo de Páscoa.
Todavia, uma outra versão, indica que a expressão terá ligações à China Antiga, aquando da vacinação contra a varíola, pois as crostas extraídas dos atacados pela epidemia permaneciam infetantes durante cerca de 40 dias.

Já sei que estás a pensar: oxalá isto só dure 40 dias! …

Já agora, sabias que a palavra “oxalá” é de origem árabe, como muitas outras em Português? Não são muitas as palavras que ficaram, mas crê-se que serão cerca de seis centenas, muitas delas começadas por “al”, que corresponde ao artigo definido árabe o/a. Por exemplo, as palavra alfaiate, alface, alcateia ou Algarve, são de origem árabe.
Porém, oxalá , da árabe “in sha allah”, significa “de Deus quiser” ou “queira Deus.”.
Bem, mas voltando à vaca fria, (quero dizer retomando o assunto interrompido), dizia eu que há outras explicações para a origem da expressão “estar de quarentena”.
Assim, segundo outras fontes, a expressão terá surgido durante a pandemia da peste bubónica
ou peste negra , no século XIV, em França, cuja doença teve origem nas pulgas de ratos negros. Ora, também nessa altura o rei francês proibiu o embarque e desembarque de todas as embarcações durante 40 dias.
Na época, porém, a ciência estava pouco evoluída, e acreditava-se que estes contágios tinham origem em espíritos demoníacos e do mal, cuja propagação seria semelhante a um incêndio. Deste modo, praticavam-se as fumigações e as desinfeções junto a fogueiras purificadoras nas encruzilhadas ou as desinfeções com perfume e enxofre das casas, roupas e objetos variados.

Espero ter sido útil.
Um abração à distância, e até breve! Vais ver que vai ficar tudo bem!

Texto de Álvaro Nunes e gravura de Joaquim Salgado de Almeida


Comentários

Escreva o seu Comentário
 




Top Artigos: Amor de Mãe