Novas do Gil
Pesquisa

GLOSSÁRIO PASCAL
Por Conceição Páscoa (Professora), em 2020/04/04525 leram | 0 comentários | 150 gostam
Algumas curiosidades de A a Q sobre a Páscoa.
A
AMÊNDOAS
As amêndoas simbolizam a fecundidade e a renovação e já eram usadas na Roma Antiga e na Idade Média, com cobertura de mel.
Com efeito, só após os Descobrimento e a cultura da cana-de-açúcar, desenvolvida pelos chocolate, geralmente confecionadas nos conventos.

C
COELHO
O coelho pascal está ligado ao antigo festival anglo-saxão da deusa da Primavera Eostre (eventual origem de Easter), cujo símbolo era um coelho, animal ligado à fertilidade.
COMPASSO
Na tradição cristã consiste na visita casa a casa do Crucifixo de Cristo. Na circunstância, o padre ou seu representante esparge água benta, benzendo os presentes, e desejando “paz a esta casa e a todos os seus habitantes. Aleluia!”
Depois o mordomo dá a cruz ornamentada a beijar aos presentes.
Costumeiramente, neste dia a ruas são ou entradas das casas são atapetadas com flores, e várias pessoas da comitiva tocam campainhas, anunciando a visita. Por vezes, em algumas casas, há mesa farta com pão de ló e outros doces bem como bebidas variadas como o vinho ou jeropiga, cujo repasto dá novas energias para a continuação da caminhada.

F
FOLAR
O folar é um bolo tradicional (ver Receita do Bairro) que celebra a amizade e a reconciliação (ler “A lenda do folar”).
Este bolo é oferecido ao afilhado pela sua madrinha no Domingo de Páscoa, após esta ter recebido um ramo de violetas no Domingo de Ramos.

O
OVOS
Os ovos aparecem em muitas tradições antigas como símbolo da vida, ou início dela.
De facto, já as civilizações não-cristãs utilizavam o ovo para comemorara o equinócio da Primavera e a vida.
Esta tradição seria absorvida pelo cristianismo que a adotou, mesclando-a com os seus rituais.


P
PÁSCOA
A Páscoa celebra a Ressurreição de Jesus Cristo, entre os cristãos e tem data móvel. Realmente, a data da Páscoa seria fixada no Concílio de Niceia no ano 325 e passaria a ser comemorada no primeiro domingo após a primeira Lua Cheia da Primavera, entre os dias 23 de março e 25 de abril.
Porém, a Páscoa judaica comemorada por 8 dias, celebra o êxodo dos israelitas do Egito, ou seja, a passagem da escravidão para a liberdade.
De facto, Páscoa provém da palavra hebraica “Pessach”, que significa passagem: da morte. à ressurreição de Cristo, da escravidão à liberdade, ou até do inverno à primavera, entre os povos mais antigos.

Q
QUEIMA DE JUDAS
A Queima de Judas é uma tradição popular que ocorre geralmente no Sábado de Aleluia, na qual se encena a punição de Judas Iscariotes pela sua traição a Jesus, a troco de 30 dinheiros.
Esta encenação teatral, que se mantém em Guimarães (por exemplo no Círculo de Arte e Recreio), consiste na queima de um boneco representando Judas, após a leitura do seu testamento, geralmente em tom irónico e satírico:

Eu, Judas, em testamento
Deixo os meus 30 dinheiros
Para qualquer investimento
Ou empréstimos de banqueiros!

Mas pode ser para o excedente
Das contas das nossas Finanças
Porque mais importante qu’a gente
São as cativações e as poupanças …


Por Álvaro Nunes


Comentários

Escreva o seu Comentário
 




Top Artigos: Amor de Mãe