Novas do Gil
Pesquisa

CICLO DE PALESTRAS - DAC
Por Conceição Páscoa (Professora), em 2020/01/30523 leram | 0 comentários | 145 gostam
Nos dias 23, 27 e 28 de janeiro, decorreu nas instalações do Agrupamento de Escolas Gil Vicente um ciclo de palestras intitulado “Testemunhos de vida – uma análise reflexiva”.
Os professores de Geografia, Educação Moral e Religiosa Católica, Cidadania e Inglês, no âmbito das potencialidades do quadro da flexibilidade curricular implementada recentemente nas escolas portuguesas, conceberam e organizaram esta ação no Domínio de Articulação Curricular (DAC) dirigida aos alunos do oitavo ano.
Foram três os convidados de origens diversificadas que, mediante o testemunho das suas vidas, procuraram sensibilizar os alunos para os valores éticos e morais e para os direitos humanos. Desde a condição física da primeira convidada e o seu “renascer”, após um fatídico acidente, ao racismo e dificuldades de integração que dois imigrantes africanos residentes na comunidade vimaranense sentiram, pretendia-se que os testemunhos fossem acima de tudo inspiradores.
Com esta ação, os docentes quiseram desenvolver atitudes de respeito pela dignidade humana e consciencializar para os valores contemplados no tema globalizante do DAC “Código de Conduta”. Valores, tais como, liberdade, igualdade, respeito e superação foram assim amplamente abordados.
O balanço desta ação é francamente positivo, sendo de louvar a atitude manifestada pelos alunos do oitavo ano e das turmas do 9.º B e 9.º C que se associaram, os quais se mostraram sempre atentos e sensibilizados com as histórias de vida que ouviram na primeira pessoa. Um agradecimento, em especial, aos convidados que quiseram, desta forma, expor as suas memórias, em prol dos nossos alunos, e também às entidades envolvidas, neste caso a Associação Salvador, o Grupo Sonae e o Gabinete de Apoio ao Migrante da Câmara Municipal de Guimarães.



Mais Imagens:

Comentários

Escreva o seu Comentário
 




Top Artigos: Amor de Mãe