Novas do Gil
Pesquisa

LEITURAS PARA FÉRIAS
Por Carla Manuela Mendes (Professora), em 2019/06/12626 leram | 0 comentários | 142 gostam
Neste último mês de abril de 2019, perdemos mais uma das nossas escritoras da nossa adolescência e infância: Maria Alberta Menéres; e em maio foram divulgados os resultados da votação Miúdos a Votos.
Ora, Maria Alberta Menéres (1930-2019) e sua vida e obra, bem como os resultados da votação das escolas sobre os livros mais fixes de 2018/2019, iniciativa promovida pela revista “Visão Júnior” e o Plano Nacional de Leitura, são de facto o cerne destas sugestões de leitura para férias.
MARIA ALBERTA MENÉRES
De facto, Maria Alberta Menéres autora de “Ulisses”, ou ainda a peça teatral, “À Beira do Lago dos Encantos”, que certamente te encantou, estão certamente ainda presentes entre as leituras do 2º. e 3º. ciclos. Todavia, para além destas publicações mais conhecidas, a autora foi também coautora de 16 livros da coleção “1001 Detetives” e poetisa importante, entre cujas produções literárias se destacam “O Robot Sensível”, e ainda as obras destinadas aos mais pequenos como “O poeta faz-se aos 10 anos”.
Assim, Maria Alberta Menéres é uma ótima sugestão de leitura para vários grupos etários, quer em prosa quer em poesia. “Conversas com Versos”, por exemplo, é uma das possibilidades acrescida pelo facto de alguns desses poemas serem musicados e cantados pela sua filha Eugénia Melo e Castro:

“Eu tenho um nariz de giz
que toda a gente me diz
com ares de grande juiz
que parece uma perdiz
mas a perdiz do juiz
sempre ouvi dizer que quis
transformar-se em codorniz
por causa dos imbecis
que diziam ao juiz
tu tens um nariz de giz
e deu-a a um petiz
que ainda era aprendiz
de caça da codorniz
e que um destino infeliz
fez dono de tal nariz.

Mas o petiz do nariz
Com um giz desenhou X
Na careca do juiz”.

Porém, esta professora, licenciada em Histórico-Filosóficas, foi também diretora dos programas infantis e juvenis da RTP, entre 1974 e 1986 (será que vossos pais se lembram da série Vitinho?) e foi também criadora da campanha solidária do Pirilampo Mágico, que ainda hoje se mantém.
 Igualmente, organizou em parceria com o seu marido Ernesto Melo e Castro a importante “Antologia da Novíssima Poesia Portuguesa” e, além disso, colaborou ativamente em importantes jornais e revistas literárias, entre as quais a publicação “Távola Redonda”; e, entre 1990 e 1993, dirigiu a revisita “Pais”. Exerceria ainda funções de assessora da Provedoria da Justiça, entre1993 e 1998, tendo sido responsável pelas primeiras medidas de apoio às crianças e idosos em Portugal. E, claro, escreveu dezenas de histórias, que aliam a veia poética a um mundo encantatório no qual não havia lugar para o mal, bem como fez traduções e adaptou vários clássicos da literatura, entre os quais “Peregrinação” de Fernão Mendes Pinto.

A escritora nascida em Mafude, em Vila Nova de Gaia, seria ainda agraciada com o grau de comendadora da Ordem do Mérito, venceria o Concurso Internacional de Poesia Giacomo Leopardi com o livro “Água-memória” e seria também galardoada com o prémio Calouste Gulbenkian de Literatura de Crianças e Jovens pelo conjunto da sua obra.
Dessa produção literária de cariz infantil respigamos da obra “Dez dedos dez segredos” a seguinte passagem:

“Era uma vez duas mãos que sabiam contar muitas histórias.
Às vezes a mão esquerda começava uma e a mão direita acabava-a. Outras vezes era precisamente o contrário …”.

Bem, são dez histórias a contar pelos dedos mão, que certamente vais encontrar na tua Biblioteca Escolar para ler, pois “cada dedo vai puxar pela sua cabeça (a cabeça do dedo, está bem de ver …) e botar palavra”:

De facto do mindinho ao anelar
Ao dedo maior e pai-de- todos
Passando pelo indicador e polegar
As mãos contam histórias a rodos.

Quer a esquerda quer a direita
Cada qual com seu s valores
Dão uma mãozinha perfeita
Nestas histórias multicolores

MIÚDOS A VOTOS

Ademais, foram também divulgados neste último mês de maio os resultados de mais uma edição da iniciativa “Miúdos a Votos”, que anualmente elege os livros mais fixes em cada ano ciclo de escolaridade.
Deste modo, aqui tens mais estas escolhas de leitura para estas férias, que estão aí à porta, com base nos resultados da votação de muitas escolas do país:

- no 1º. ciclo a obra “Não abras este livro” de Andy Lee, que conseguiu o primeiro lugar, enquanto as restantes posições do pódio seriam ocupadas por “O Diário de um banana 1”, de autoria de Jeff Kinney e “O Cuquedo”, de Clara Cunha;
- por sua vez, no 2º. ciclo, “A Avozinha Gângster” de David Williams conquistaria a liderança, ladeada por dois livros de J.k. Rowling, da saga Harry Potter: “HR e a Pedra Filosofal” e “HR e a Câmara dos Segredos”
Aliás,” Harry Potter e a Pedra Filosofal”, seria também distinguido, com o primeiro lugar, entre os alunos do 3º. ciclo, acompanhado nos lugares cimeiros por “O Diário de Anne Frank” e “O Rapaz do Pijama às Riscas”, de John Boyne.
Já no secundário “A Culpa é das estrelas” de John Green seria o mais votado, seguido de “A Rapariga que roubava livros “ de Markus Zusak e novamente “O Diário de Anne Frank”.
No fundo, ótimas sugestões de leitura, nestes tempos de férias, às quais acrescentaremos, em texto separado, “Dentes de Rato” de Agustina Bessa-Luís, outra grande escritora falecido no início deste mês de junho.
 BOAS FÉRIAS E MELHORES LEITURAS …

Texto
de
Álvaro Nunes

Mais Imagens:

Comentários

Escreva o seu Comentário
 




Top Artigos: Amor de Mãe