Novas do Gil
Pesquisa

E VÃO OITO
Por Carla Manuela Mendes (Professora), em 2019/03/11197 leram | 0 comentários | 47 gostam
Já está novamente nas bancas escaparates e Bibliotecas Escolares concelhias, a revista infanto-juvenil Bairro Afonsino, respeitante aos meses de março/abril.
Desta feita, e nesta oitava edição, a revista privilegia a perspetiva informativa e formativa, em detrimento da componente mais lúdica, ainda que se mantenham os passatempos, centrados na legendagem de fotos, pintura e outras atividades. Por seu turno, na habitual rubrica “Gargalhotas” não faltam as usuais piadas divertidas, enquanto a “Receita do Bairro” nos sugere uma proposta de hambúrguer de seitan e alheira. Uma delícia, a exigir exercício físico posterior….
Por isso, paralelamente, o artigo “Felicidade a duas rodas” apresenta duas propostas de pedalada salutar para o corpo e para o espírito, quer na ecovia, por conta própria, quer com apoio da “Get Green” de Guimarães, sita à Plataforma de Artes. Também para a ginástica mental, as sugestões das “Cenas fixes de Matemática”, pela mente brilhante da nossa conhecida MathGurl, que lança enigmáticos desafios de lógica e de números, a pôr à prova o Q.I. e capacidades dedutivas.

De igual modo, mantêm-se as habituais rubricas co mo “Aku na Uba”, que aborda a segunda parte d’ “A Máquina de fazer dinheiro”, bem como as costumeiras páginas informativas de “Boas Notícias” e “Boas Práticas” com particular saliência para a 4ª. Edição do Eco Parlamento, a Semana Concelhia de Leitura com Raul Brandão na berlinda, a emissão do Selo Solidário CERCIGUI, ou a atividade “Conto com Ciência”, focada no conto “A Cidade dos Elementos”, que será apresentado no Centro de Ciência Viva de Guimarães a 30 de março, a propósito dos 150 anos da Tabela Periódica dos Elementos Químicos.

Porém os destaques da edição vão predominantemente para algumas efemérides marcantes destes meses.
 Assim, a nível local sobressaem a “Ida ao Prémio”, um texto oportuno do Presidente da Sociedade Martins Sarmento e advogado vimaranense Paulo Vieira de Castro, que alude essa tradição .local.em memória do insigne Francisco Martins Sarmento, assim como um artigo de professor e poeta Carlos Poças Falcão sobre Raul Brandão, que nos divulga o Senhor Custódio , presente e recordado nas “Memórias” brandonianas.
Por sua vez, o testemunho intitulado “Arte para a integração social”, assinado e vivenciado por Filipa Pereira, Presidente da Direção da Casa da Juventude de Guimarães, a propósito de uma visita solidária a Pizen, da Republica Checa, convida-nos à reflexão.
O burgo vimaranense é também recordado em 1884, o chamado “ano de ouro de Guimarães”, em espacial o dia da chegada do comboio a Guimarães, esperado por cerca de dez a doze mil pessoas:

“De facto, o comboio chegou pela primeira vez a Guimarães. à estação de Vila Flor, em 14 de abril de 1884, após longas reivindicações e lutas encetadas desde 1865.
E nesse dia houve festa de arromba!
Com efeito, nessa viagem inaugural, um comboio com 22 carruagens partiria da Trofa, rebocado pelas máquinas “Vizela” e “Negrelos”, com a Banda Filarmónica de Vizela e cerca de um milhar de convidados a bordo, chegando a Guimarães alguns minutos antes das onze horas”

Entretanto, a nível nacional «, salienta-se o texto “25 de Abril Sempre” que glosa o conto “O Tesouro” do escritor Manuel António Pina, enquanto no âmbito internacional se focaliza a edição no 8 de março – Dia Internacional da Mulher, com uma conversa com Susana Castro, atleta do Clube Desportivo CERCIGUI. Mulher que a habitual rubrica do “Bobo Bibinhas” também alude, ao recordar a mãe e rainha D. Maria II, que em 1853 decretou a elevação de Guimarães a cidade.
Neste âmbito, de referenciar ainda uma chamada de atenção para o “Dia Mundial da Poesia” e os 80 anos de Batman, o super-herói de dimensão humana e combatente incansável na luta contra o crime organizado.

Em súmula, uma edição recheada de interesse e saborosa como uma “Receita do Bairro”, que poderás comprar nos quiosques e livrarias, ou ler na tua Biblioteca Escolar.



Texto de
Álvaro Nunes

Mais Imagens:

Comentários

Escreva o seu Comentário
 




Top Artigos: Amor de Mãe