Novas do Gil
Pesquisa

Centro Escolar de Urgezes celebra o Pinheiro
Por Carla Manuela Mendes (Professora), em 2018/12/05217 leram | 0 comentários | 43 gostam
Pela primeira vez, os discentes e alunos do Centro Escolar de Urgezes realizaram, na freguesia, o Cortejo do Pinheirinho.
Esta iniciativa deveu-se ao desafio lançado pela Junta de freguesia de Urgezes, no sentido de retomar antigas tradições, oriundas da freguesia referentes às Festas Nicolinas que a vinte e nove de novembro tiveram início.
Com efeito, os pais e encarregados de educação envolveram-se na festividade, colaborando na entrega de caixas e baquetas tendo, no dia do cortejo, primado no traje, vestindo o seu educando a rigor. Que lindos estavam os pequerruchos e que ar de vigor e maturidade apresentaram os mais velhos. Todos tocaram o toque na sua caixa, aprendido com a prolena “Tio Óscar” e ainda tivemos o privilégio de nos juntar aos antigos Nicolinas (entre eles, o Sr. Maia), convidados especiais neste cortejo. Dirigimo-nos até ao Largo da igreja de Urgezes e regressamos ao estabelecimento escolar, tocando com afeito.
Os alunos nicolinos proporcionaram um cenário idêntico ao real que nessa noite seria vivido em Guimarães. Os Nicolinos trouxeram a imagem de bois a transportar o pinheiro na carroça. Este momento foi presenciado pela comunidade educativa e por convidados especiais, encarregados de educação e pais que assistiram com prazer a esta vivência do festejo em honra de S. Nicolau.
No final, a Junta de Freguesia ofereceu um lanche reconfortante aos participantes que evidenciaram empenho e prazer por ter participado nesta experiência, rica de aprendizagens, de cultura e tradição.
Bem hajam as iniciativas que proporcionam a continuidade, o ressurgir de tradições antigas, tal como sucedeu no ano anterior com a exposição das fitas Nicolinas na “Vaca Negra”.

Mais Imagens:

Comentários

Escreva o seu Comentário
 




Top Artigos: Amor de Mãe