Novas do Gil
Pesquisa

Bairro Afonsino regressa aos escaparates
Por António Lourenço (Professor), em 2018/09/24518 leram | 0 comentários | 136 gostam
Findas as férias, tal qual as crianças e os jovens vimaranenses de volta à escola, a revista infanto-juvenil regressa aos escaparates. Por isso, o quinto número da edição foca-se assumidamente na temática do Regresso às Aulas.
De facto, no regresso às aulas, a quinta edição tem como ponto saliente uma Prova de Aflição (leia-se entrevista) à vereadora da educação e cultura Adelina Paula Pinto, a que se aditam informações sobre o novo ano letivo, em especial acerca das mudanças em curso, provas anuais e calendário escolar nacional, entre outras. Deste modo, com o objetivo de entrares pontualmente, com ambos os pés e sobretudo cabeça e coração, Bairro Afonsino oferece-te na contracapa um horário escolar à tua medida: S, M, L, XL, XXL, etc
Outrossim e a este propósito, a nova rubrica “Boas Práticas” faculta-nos ainda algumas iniciativas pedagógicas e atividades interessantes das escolas, como a exposição sobre o património “Pergunta ao Tempo”, ou a publicação do livro “Dino Sara” pelas crianças do Infantário Nuno Simões. Um ano que terá novas regras revolucionárias, que Paulo Jesus avança em primeira mão no texto “Imagina tu se fosse verdade”, do qual transcrevemos esta breve passagem:
(…)
“Os alunos terão ao seu dispor na sala de aula um comando com as seguintes funções: play, pause, stop, rewind, e forward, de forma a poderem gerir o andamento da aula conforme as suas necessidades”.
(…)
Bem, terás de ler e usar o comando da revista para verificar como tudo funciona …

Outros destaques desta edição são também o livro da Math Gurl, (Inês Guimarães), bem como os temas e assuntos centrados na História Local.
Assim, como novidade fresquinha, esta “dica” bombástica: Math Gurl escreveu “Desafios Matemáticos que te vão enlouquecer – 51 problemas do dia a dia”, que já se encontra disponível nas livrarias e hipermercados. Um livro cujos “objetivos é mostrar-te que a matemática não é só para cromos nem fica fechada na escola e até te faz dar algumas gargalhadas” e que, entre muitos desafios, desafia-te a:
- aplicar o teorema de Pitágoras o voleibol de praia?
- adivinhar o número de cartão de crédito do teu amigo com a ajuda da teoria de números?
- chegar à percentagem do amor?
- aprender a dividir uma limonada entre amigos?
-etc, etc, etc …

Igualmente, o bobo Bibinhas, vai passar a ser nosso parceiro habitual e regular, contando-nos em quadras populares o nosso passado, a começar por Mumadona:
(…)
“Todos temos as nossas mães
Como o teve este Condado
Cá nas terras de Guimarães
Por Mumadona Dias gerado.
O Condado de Portucale
Por esta mãe acarinhado
Tem a marca matriarcal
De um filho bem criado”
(…)

À colação, Álvaro Nunes (re)conta a história da Tomada de Guimarães por D. João I, nessa mesma época, que, grosso modo, terá sido (mais ou menos) assim:
 (…)
“De facto, o escudeiro tinha convencido o porteiro a abrir a porta da muralha bem cedo, para entregar uma cuba de vinho transportada num carro de bois, sem ninguém ver. Assim, levado ao engano, mal a porta foi aberta, o porteiro seria preso e os homens de Paio Rodrigues entraram sorrateiramente dentro da muralha. Pouco depois, já de alvorada, chegaram as tropas de D. João I, conduzidas por Afonso Lourenço, que ocuparam a Vila de Baixo”.
(…)
Mas, terás de ler a história completa para constatar como tudo começou e terminou …
Porém, como na história local rezam ainda as crónicas e os anais da realização da Feira Afonsina, D. Bibas (o pai do Bibinhas) revela-nos também um episódio passado na corte de D. Afonso Henriques, do qual, de igual modo te damos este pequeno “naco à conquistador”:

(…)
D. Afonso: Ora, meu bobo, poupa-me lá a treta barata e mete a língua no saco! Fala-me das batalhas futuras …
Bobo: Senhor, após as vitórias de Ourique e Arcos de Valdevez, Santarém e Lisboa serão vossas! E no Jamor tereis uma preciosa vitória na Taça de Portugal lá para o ano da graça de2012/2013, contra os mouros de Lisboa …
(…)
De novo terás de ler o resto …
 
Outro tema de realce é, como não podia deixar de ser, o Regresso da Bola. Aqui, iremos pôr à prova os teus conhecimentos sobre a temporada futebolística da época finda, com um teste de escolha múltipla “Achas que sabes?” e notícias curtas sobre outros assuntos, nomeadamente acerca da Liga Revelação e a revelação do vitoriano Romain Correia.
Como é lógico não faltarão ainda notícias várias, como das atividades de setembro no âmbito da Ciência Viva, do novo filme “Homem-Formiga e a Vespa”, do Guimarães Cycle, da nova novela Valor da Vida, com ação em Guimarães, ou a inauguração do Parque de Skate, entre outras. Parque de Skate que foi palco da apresentação de uma sessão de moda, em torno do croché azul e rosa da avó Dores e das suas netas e modelos Bárbara e Inês. Vão ver que vão gostar! … Do croché e das modelos …
Obviamente não faltarão também as rubricas habituais como “Aku na Uba”, que desta feita questiona se “Sabes qual é a origem da palavra Economia?”, e ainda outras atividades de cariz mais lúdico como “Adivinhão, adivinhas para adivinhar!” , as piadas de “Gargalhotas” e outros passatempos e iniciativas engraçadas.
Mas também, a finalizar uma comovente “Carta de Itália” remetida por Maria, de Cernusco, que nestas férias se entregou de coração ao voluntariado e nos conta essa experiência.
Mas terás de adquirir a revista e perceber que ler também é (pode ser) divertido e enriquecedor!


Texto elaborado por


Álvaro Nunes

Mais Imagens:

Comentários

Escreva o seu Comentário
 




Top Artigos: Amor de Mãe