Novas do Gil
Pesquisa

LIVROS E LEITURAS
Por António Lourenço (Professor), em 2018/06/11649 leram | 0 comentários | 114 gostam
Agora que se aproximam as férias, algumas recomendações de livros e leituras são devidas, para intervalar com outras atividades. Deste modo, aqui vão e ficam algumas sugestões.
1. Miúdos a Votos

Ora, as primeiras opções de leitura centram-se exatamente nas escolhas dos 59.8663 alunos e nas 569 escolas/agrupamentos que participaram na iniciativa “Miúdos a Votos”, promovida pela revista Visão Júnior, em parceria com Rede de Bibliotecas Escolares. De facto, entre os cerca de 70 livros finalistas escolhidos pelos alunos e divididos por 3 listas, (uma para cada ciclo de escolaridade), os resultados do pódio, em 2018, foram os seguintes:
1º. ciclo:
- O Tubarão na Banheira, de David Machado;
- O Bando das Cavernas – na maior há mil anos, de Nuno Caravela;
- O Principezinho, de Antoine Saint-Exupéry.
2º. ciclo:
- Harry Potter e a Pedra Filosofal – J.k. Rowling;
- A avozinha gangster, de David Walliams;
- A Fada Oriana, de Sophia de Mello Breyner Andresen.
3º. ciclo:
- A culpa é das estrelas, de John Green;
- O rapaz do pijama às riscas, de John Boyne.

De notar que o livro “A avozinha gangster” recolhe as preferências dos alunos dos 2º. e 3º. ciclos e já no ano passado conquistara o primeiro lugar no âmbito do 2º. ciclo. Aliás e relativamente ao ano anterior as escolhas são bastante semelhantes, registando-se apenas duas saídas do pódio: “Porque é que os animais não conduzem (1º. ciclo) e “O Diário de Anne Frank (3º. ciclo).

2. Sophia de Mello Breyner Andresen e o centenário do seu nascimento

Uma vez que em 2019, no próximo ano letivo de 2018/2019, se comemora o centenário
de Sophia de Melo Breyner Andresen, a prosa infanto-juvenil da autora seria outra aposta recomendável. Entre outros:
- no 1º. ciclo, “A Menina do Mar” e “A Noite de Natal”;
- no 2º. ciclo, títulos como “A Fada Oriana” ou “O Rapaz de Bronze”, mas também “A Floresta” ou “A Árvore”;
- no 3º. ciclo, nada melhor do que as obras “O Cavaleiro da Dinamarca” e “Histórias da Terra e do Mar”, e eventualmente uma seleção de narrativas da obra “Contos Exemplares”.

Mas também se recomenda a sua obra poética (em especial no Dia Mundial da Poesia), bem como o “Primeiro Livro de Poesia”, poesias de autores de língua portuguesa selecionados por Sophia, destinadas a crianças e jovens. Outrossim e ainda, o teatro com as peças “O Bojador” e “O Colar”, ambas direcionadas para o grupo etário do 3º. ciclo.


3. Raul Brandão, um dos nossos

A ligação de Raul Brandão à área pedagógica do Agrupamento de Escolas Gil Vicente, em especial a Nespereira, impõe que este escritor não fique esquecido.
Deste modo, sugerem-se no 1º. e 2º. ciclos, leituras de “Portugal Pequenino” (escrito em parceria com a sua esposa Maria Angelina), enquanto no 3º. ciclo “A Pesca da Baleia e outras narrativas” (3 das 11 narrativas de “As Ilhas Desconhecidas”, recomendados pelo Plano Nacional de Leitura para o 7º. ano), seria outra sugestão a ter em conta. Mas também o conto “Mistério da Árvore”, ou o texto “Cucusio” (inserido na obra “A Farsa”, sobre uma posse Nicolina), ambos direcionados para o 9º. ano.
Porém, sobre o autor recomendaríamos ainda “O Senhor da Casa do Alto” do professor vimaranense Carlos Falcão, uma deliciosa história sobre o escritor brandoniano e seus tempos, que teria pleno cabimento no 2º. e/ou 3º. ciclos.
A leitura das cartas de amor trocadas entre Raul Brandão e Maria Angelina e outras missivas amorosas escritas por escritores como Eça, Camilo, Florbela Espanca, Almeida Garrett, Fernando Pessoa, seriam também boas leituras, antecipadoras do Dia dos Namorados.

4. José Saramago e os 20 anos do Nobel da Literatura

Em dezembro próximo perfazem também 20 anos que José Saramago recebeu o Prémio Nobel da Literatura.
(Re)ler o escritor é portanto uma sugestão literária recomendável e justa. E embora Saramago esteja mais orientado para o secundário, ajusta-se perfeitamente aos vários grupos etários. No 1º. ciclo, por exemplo, “A mais bela flor do mundo” aconselha-se e recomenda-se. Porém, também não será despropositado a leitura de “Viagem a Portugal”, em especial as páginas que o autor dedica a Guimarães.

5. Gil Vicente, nosso patrono

Gil Vicente, nosso patrono também não poderá faltar entre as nossas leituras, até porque no 9º. ano ele certamente marcará presença com o seus autos, como “O Auto da Barca do Inferno” ou “O Auto da Índia”. Uma leitura que poderá ser complementada com a estória do “Menino Gil”, inserida nos “Contos e Lendas de Urgezes”, compilados por F. Capela Miguel.

6. As Bruxas no Toural, uma proposta vimaranense

“As Bruxas no Toural” de autoria da professora Maria Eva Machado, com ilustrações de Margarete Barbosa, livro dedicado a Luna, a feiticeira do amor e destinado prioritariamente ao público infanto-juvenil, recentemente editado, seria a nossa recomendação vimaranense. Trata-se de uma recriação livre de um conto de tradição oral, que entrecruza a lenda de Santa Bárbara e o enredo despoletado com toque do sino da Igreja de S. Pedro, no Toural, que repercute o som das “doze badaladas da meia-noite”, numa noite de trovoada.
No fundo, porém, um livro para todas as idades, que simbolicamente explora os espaços da ação de forma poética e nos remete para o mundo da magia e do maravilhoso, numa ambiência aérea e espiritual, em que predominam as sensações auditivas e as sensações visuais dos claros-escuros da trama narrativa, suscitadas pela ação e a trovoada.
Mas acima de tudo, um texto que subliminarmente nos reenvia para o mundo feminino e para a defesa das suas liberdades e direitos, no qual santas e bruxas, como símbolos das mulheres transgressoras e inconformadas contra o poder prepotente, se unem neste mundo sobrenatural em desafio às convenções e preconceitos, denunciando injustiças e tabus perante situações de manifesta diferença.
Em súmula, um livro que acima de tudo visa homenagear a mulher e o direito ao amor e à liberdade.

Aqui ficam as sugestões e recomendações. Por isso, mãos à(s) obra(s) …

Texto escrito por
Álvaro Nunes

Mais Imagens:

Comentários

Escreva o seu Comentário
 




Top Artigos: Amor de Mãe