Novas do Gil
Pesquisa

DOÇARIA NO CONVENTO
Por António Lourenço (Professor), em 2018/03/19248 leram | 0 comentários | 58 gostam
A exemplo de anos anteriores, decorre entre 23 e 25 de março, no Claustro do Antigo Convento de Santa Clara e atual edifício da Câmara Municipal, mais uma edição de Doçaria no Convento.
Deste modo e mais uma vez, um vasto “tabuleiro” de delícias e tentações do nosso património gastronómico estará disponível no ex-Convento das Clarissas, que, segundo a tradição seriam exímias nesta arte doceira, nomeadamente nas tortas e toucinho-do-céu.
Contudo, além dos doces de comer e chorar por mais, do pão-de-ló de Ovar e/ou Margaride aos jesuítas e limonetes tirsenses, ou ainda dos oves moles de Aveiro às brisas e queijadas, bem como outras propostas de provas apresentadas pela dúzia e meia de doceiros presentes, o evento contempla também uma vasto programa de animação, que permitirá juntar o lúdico ao agradável.
Com efeito, logo no primeiro dia (sexta-feira), com abertura entre as 21 e 23,30 horas, atua o grupo Ensemble CANT’ARTE, com música vocal polifónica e instrumental.
 Porém, no sábado, voltará a música com exibições do Quinteto de Metais da Banda Musical das Caldas das Taipas (11 horas) e do Coro Vilancico (19 horas) e ainda o teatro, com duas representações a cargo do grupo Sol no Miral – Animação Cultural, agente cultural da vila de Pevidém , com espetáculos às 15 e às 22 horas.
Por sua vez no domingo, novamente com abertura às 10,30 horas, regressam a Banda das Taipas, às 11,30 horas e o grupo Sol no Miral (12,30 e 17 horas), encerrando a programação com mais um momento musical, desta feita com a presença do Grupo Coral Infantil e Juvenil de Pevidém e Grupo de Coros.
De facto entre trouxas (de ovos obviamente) e lérias, cornucópias e massapães e até rochas da Penha, beijinhos e fidalguinhos, certamente encontrará algo doce, a seu gosto e dos seus sonhos. Sim, porque também há sonhos e fogaças, pastéis de Tentúgal, regueifa da Páscoa e até rabanadas, caladinhos e barriguinhas de freira (não das Clarissas, obviamente)! …
E, além da doçaria e da animação, também uma amostra de bordados de Guimarães.
     


Comentários

Escreva o seu Comentário
 




Top Artigos: Amor de Mãe