Novas do Gil
Pesquisa

COMEMORAÇÕES DOS 151 ANOS DE RAUL BRANDÃO
Por António Lourenço (Professor), em 2018/03/05337 leram | 0 comentários | 68 gostam
Como habitualmente, o escritor Raul Brandão, estará em destaque neste mês de março com um vasto programa comemorativo por parte da Câmara Municipal de Guimarães e Junta de Freguesia de Nespereira.
Com efeito, entre 7 e 12 de março, a Câmara Municipal de Guimarães, leva a cabo uma série de iniciativas no âmbito da continuidade do Festival Literário Húmus, que coincidem com o 26º. aniversário da Biblioteca Raul Brandão, palco predominante das diversas atividades comemorativas. Entre estas, logo no dia 7, ocorre o lançamento do livro “Raul Brandão e a Casa do Alto”, de Secundino Cunha e Manuel Roque (18,30 horas), sessão de apresentação que será seguida da palestra de António P. Costa “O cadete Raul Brandão”.
Esta efeméride, que este ano será centrada na temática da mulher, prossegue a 8 de março (Dia Internacional da Mulher), pelas 18 horas, com uma entrevista a Maria Antónia Palla, mãe do primeiro-ministro António Costa, conhecida pela sua atividade jornalística em prol da democracia e da sua classe profissional, detentora da comenda da Ordem da Liberdade.
Por seu turno, no dia 10, ocorrerá um debate subordinado ao tema “A política no feminino: outras formas de pensar” (10 horas), com a participação de várias mulheres da política local.
As mulheres serão ainda o centro das atenções no dia 10 de março, com a realização de quatro mesas redondas alusivas: a primeira, às 15 horas, intitulada “É difícil viver com escritores” com Helena Vasconcelos e Cristina Branco; a segunda (16 horas), com Filipa Melo e Isabel Rio Novo, sob o tema “Reais e ficcionadas: mulheres que deram personagens de romance”; a terceira (17 horas), subordinada ao tema “Mas afinal o que é isso de literatura feminina” a cargo de Carla Maia e Dulce Maria Cardoso; e, a última, com Isabel Pires de Lima e Mónica Baldaque, às 21,30 horas, que centrada nos “70 anos de estreia literária de Mundo Fechado” homenageará Agustina Bessa Luís.
Entretanto, a 11 de março ocorrerá a denominada “Entrevista da Vida” com Carlos Fiolhais, a levar a cabo no Café Milenário (11 horas), encerrando o evento no dia seguinte (data de aniversário do escritor) com a realização do espetáculo “Estavas linda Inês posta em sossego”, a realizar no auditório da Universidade do Minho (11 horas) e, posteriormente, uma mesa redonda (18 horas) sobre “Maria Angelina na obra de Raúl Brandão” com Maria João Reynaud e Miguel Leal; e ainda, pelas 21,30 horas, com a conferência “Os croquis políticos de Raul Brandão: um jogo de máscaras e fronteiras”, a efetuar-se na Sociedade Martins Sarmento, tendo por interlocutor Norberto Cunha.
Recorde-se ainda que, mercê de um protocolo celebrado entre o município vimaranense, a editora A Bela e o Monstro e o diário Público estão a ser editadas semanalmente, aos sábados, edições fac-similadas de 8 obras de Raul Brandão.
Por outro lado, em Nespereira, a Junta de Freguesia promove no fim de semana de 10 e 11 de março mais uma edição da “Feira da Época 1900” sob o tema “Ao Encontro com Raul Brandão”, enquanto no dia 11 recriará o casamento de Raul Brandão e Maria Angelina, ocorrido em 11 de março de 1897 na Igreja Paroquial local.
Contudo, o programa comemorativo, integrado no Mês Cultural da freguesia, abre no sábado com uma performance teatral pelos alunos da EB1/JI de Arrau e a inauguração da Exposição de Artes Plásticas intitulada “Obra de Raul Brandão”, que reúne obras de vários artistas vimaranenses.
As comemorações continuam a 16 de março com uma performance teatral (21 horas) no auditório da Junta de Freguesia, a que se seguirá uma Caminhada Cultural pelas ruas da freguesia. Por sua vez, no domingo (dia 18), na Igreja Paroquial (17 horas) realizar-se-á um concerto de música erudita com os TeatrAcord’Ensemble.
A iniciativa fecha no fim de semana de 23 e 24 de março. Assim, na sexta-feira, às 21 horas, será lançado o livro “Raul Brandão e(m) Guimarães” de Álvaro Nunes e Fernando Capela Miguel, a ter lugar no auditório da Junta de Freguesia e no sábado decorrerá a Festa do Chocolate, na EB1/JI de Arrau.

Adenda: Com efeito, face às previsões de mau tempo, neste fim de semana, a "Feira da Época 1900" foi adiada para o fim de semana seguinte (17 e 18 de março).

Mais Imagens:

Comentários

Escreva o seu Comentário
 




Top Artigos: Amor de Mãe