Novas do Gil
Pesquisa

Semana da Ciência e Tecnologia
Por António Lourenço (Professor), em 2017/12/14345 leram | 0 comentários | 78 gostam
De 20 a 24 de novembro de 2017, realizou-se, na escola EB 2,3 Gil Vicente, a Semana da Ciência e Tecnologia.
Realizou-se na escola a Semana da Ciência e Tecnologia, comemorando-se o dia 24, “Dia Nacional da Cultura Científica” em homenagem a Rómulo de Carvalho/António Gedeão, Professor, divulgador de Ciência e Poeta.
Com as diferentes atividades pretendeu-se motivar os alunos, para as diferentes temáticas da Física e Química e das Ciências Naturais.
A semana foi animada com várias atividades, entre elas, a produção e prova de iogurte artesanal; produção de sabão caseiro, a partir de óleos alimentares usados; “Concurso Ciência 24”; Exposição de modelos de vulcões e sismógrafos e “EcoMovimento”.
Com a prova e produção de iogurte artesanal pretendeu-se capacitar os alunos para as regras de higiene na produção/preparação de alimentos e para a adoção de uma alimentação saudável, livre de aditivos alimentares, assim como para o conhecimento dos processos biológicos que estão na base da sua confeção.
A atividade EcoMovimento e a produção de sabão artesanal sensibilizou os alunos para o impacto, no ambiente, dos óleos alimentares usados e para a importância da sua recolha para reutilização, contribuindo para a formação integral dos discentes, envolvendo-os em projetos comunitários de defesa do ambiente.
Concurso "Ciência 24", em articulação com o grupo de Físico-Química, pretendeu-se aumentar a literacia científica.
Divulgaram-se também, na Biblioteca Escolar, os modelos de vulcões e sismógrafos, realizados nas aulas, pelos alunos de 7.º ano no ano letivo 2016/2017.

Quanto às atividades de Física e Química realizadas no laboratório, o que disseram os nossos alunos?
9.º A “ … os alunos gostaram de todas as experiências mas a que mais se destacou foi “o copo sugador”. A experiência consistia em colocar dentro de uma tina com água uma vela acesa e, de seguida, tapá-la com um copo de vidro. Depois de colocar o copo a chama apagava-se e a água subia no copo. Os alunos gostaram desta experiência pelo facto de ter um resultado inesperado.”
“… os alunos gostaram destas atividades na aula de Físico-Química e da Semana da Ciência e aprovam a repetição desta nos próximos anos.”

9.º E “… A Semana da Ciência e Tecnologia é uma boa iniciativa porque contribui para despertar a curiosidade e o interesse dos alunos pela ciência. Realizamos várias experiências muito interessantes que nos esclareceram sobre algumas propriedades de produtos do nosso quotidiano. A experiência que se destacou foi as “areias movediças” que consistia em envolver farinha maizena com água. Verificamos que se colocássemos lentamente a mão na mistura, esta submergia-se e se colocássemos com rapidez a mão na mistura, esta não se submergia de imediato. Portanto, quando exercíamos uma rápida e forte pressão, a mistura endurecia e se mantivéssemos essa pressão por um tempo maior a mistura cedia lentamente e afundava. A turma gostou das experiências e mostrou-se muito interessada e participativa nesta iniciativa.”

9.º B “Apesar de todas as experiências terem sido do nosso agrado, a que mais apreciamos foi a vela que faz a água subir!”
 “Na aula de Físico-Química tivemos a oportunidade de realizar várias experiências científicas. De todas as experiências realizadas a que se destacou foi a das areias movediças … O que tornou esta experiência inesquecível foi que com a mesma pasta, conseguimos moldá-la de diferentes formas aplicando força e, quando deixamos de aplicar essa força, a pasta fica líquida.”

Grupo de FQ e de CN

Mais Imagens:

Comentários

Escreva o seu Comentário
 




Top Artigos: Amor de Mãe