Novas do Gil
Pesquisa

SEMANA TEMÁTICA DO DESPORTO ADAPTADO
Por António Lourenço (Professor), em 2017/12/06332 leram | 0 comentários | 84 gostam
Comemoração da Semana do Desporto Adaptado (Dia Internacional da Pessoa com Deficiência).
Entre os dias 27 e 30 de novembro, o grupo de EF comemorou a Semana do Desporto Adaptado através do visionamento de vídeos alusivos e à realização de atividades/jogos adaptados e condicionados onde se pretendia que os alunos vivenciassem e se apercebessem por alguns momentos das reais dificuldades por que estas pessoas passam em simples ações do dia a dia ou em contexto real de competição/desporto.
No universo desportivo existem várias vertentes: educativa, recreativa, terapêutica e competitiva – todas elas aplicáveis às pessoas com deficiência – promotoras de integração social.
O desporto tem o mérito de dar visibilidade às capacidades dos indivíduos e não às suas dificuldades, uma vez que a prática de uma atividade desportiva e recreativa constitui uma oportunidade de valorizar as próprias capacidades.
A organização da prática desportiva revela-se um instrumento privilegiado de intervenção com portadores de deficiência. São muitas as vantagens que advêm da prática de desporto por portadores de deficiência, quer ao nível psicomotor (melhoria no controlo postural, na coordenação motora, no equilíbrio, no conhecimento do corpo e das suas reais potencialidades) quer no desenvolvimento da condição física (aumento da força, da resistência, da velocidade e da flexibilidade).
Praticar desporto potencia ainda o desenvolvimento cognitivo, o aumento do autoconceito, um aumento da comunicação, da integração social e da qualidade de vida.

Mais Imagens:

Comentários

Escreva o seu Comentário
 




Top Artigos: Amor de Mãe