Novas do Gil
Pesquisa

Feira Afonsina em Guimarães 2017
Por António Loureiro (Professor), em 2017/06/19939 leram | 0 comentários | 148 gostam
Decorre ao longo de quatro dias, entre 22 e 25 de Junho, no Centro Histórico de Guimarães, mais uma edição da Feira Afonsina
Como habitualmente diversas áreas temáticas constituem as atrações do evento, destacando-se, entre outras, o arraial na Colina Sagrada, nas imediações do castelo, que propicia uma visão do quotidiano das tropas e dos seus artífices acompanhantes. Igualmente, realce-se o Jardim dos Infantes, a ter lugar nos Jardins do Largo Martins Sarmento, um espaço lúdico de jogos e brincadeiras de sabor medieval dedicado aos mais novos, local onde também se instalará um espaço para a Prática de Tiro com Arco.
Por seu turno, na Praça de Mercar, implantada no Largo Cónego José Maria Gomes e nas Zonas de Iguarias e Mercadores, espalhadas um pouco ao longo da várias ruas, praças e largos do Centro Histórico, oferece-se uma vasta panóplia de produtos, comes e bebes, que poderão ser mercadejados e degustados entre pregões apelativos, a troco de alguns morabitinos, que graças às leis da oferta e da procura do Foral Afonsino de 1128, estarão isentos das salutares exigências da ASAE.
Precauções são contudo devidas no Quelho das Desgraças, ali para as bandas da rua João Lopes de Faria e espaços contíguos. Com efeito, nessas ruelas a ronda evita rondar, pois o espaço foi apropriado pela arraia-miúda, em especial por pedintes, larápios, meretrizes, loucos, empestados e toda a espécie de escumalha, bem como por instrumentos e práticas de tortura e diversos produtos e utensílios de esterqueira. O ideal é fugir de lá a sete pés …
Entretanto, ali para os lados do Largo dos Laranjais, no denominado Largo do Oculto, encontrará uma plêiade de remédios, mezinhas e placebos para todos os males seculares, desde ervas medicinais a pedras mágicas e curativas e até amuletos místicos, benzeduras e ladainhas, bem como emolientes, lenitivos e panaceias para todos os males e/ou ancestrais clínicas de práticas de medicinas alternativas, baseadas nas terapias dos odores, fumos, incensos e tisanas, recomendadas para desmanchos, catarses diversas e problemas de (des)amores, assim como assédios, des(emprego) e outras enfermidades corporais.
Por sua vez, na estalagem Ti-Berna, no Largo Condessa do Juncal, com a fama das melhores “pomadas” da região e petiscos de chorar por mais, poderá encontrar remédios mais salutares, bem como os melhores “chefes” da época, enquanto no novo espaço denominado “Praça dos Aldrabistas”, no renovado Largo de Donães, constarão do menu programático e de forma a se satisfazer toda a laia de clientes, uma vasta gama de especialistas na venda da “banha da cobra” e outras ilusões de antanho.
Entretanto, ali bem perto, no Largo da Misericórdia, no chamado Largo dos Duques, brinca-se à época e educa-se os pequenos cavaleiros na aprendizagem das danças da corte, na defesa das damas, na declamação de jograis e outras artes trovadorescas.

Quanto a atividades para o público, além do almoço/jantar no arraial e visita ao acampamento dos arqueiros, para visualização dos processo de fabrico do arco e flecha e técnicas de combate alusivas, ocorrerá ainda a iniciativa lúdica de simulação denominada “Na pele de um guerreiro”, na qual os visitantes poderão experienciar vestes e armas e técnicas de combate com lança e/ou espada.
Porém, quatro momentos de recriação especiais irão ter lugar este ano:
- o Batismo de D. Afonso Henriques, a ter lugar na Igreja de S. Miguel, junto ao Castelo, na quinta-feira (18 horas) e nos dias seguintes, às 11, 14, 16 e 18 horas, com a duração de cerca de 25 minutos;

- o Torneio, no jardim lateral do Paço dos Duques de Bragança, a realizar-se na quinta-feira (22 horas) e nos dias imediatos, às 19 horas, com a duração prevista de cerca de 45 minutos, momento que define a responsabilidade de Egas Moniz pela educação (militar) de D. Afonso Henriques;

- o Baile, a ocorrer no Claustro do Paço dos Duques de Bragança, na sexta-feira e sábado, pelas 22,30 horas, que embora com acesso livre estará condicionado à apresentação de bilhete a levantar no local, no próprio dia, até 10 minutos antes do espetáculo, até ao limite de lotação do espaço e num máximo de 5 acessos por pessoa;
 
- A Ceia, a degustar na Sala da Duquesa do Paço dos Duques de Bragança, na sexta-feira e sábado, pelas 20,45 horas, a única iniciativa sujeita a aquisição de bilhete de acesso, cujo preço por pessoa varia entre os 12,50 euros (crianças dos 4 aos 11 anos) e os 25 euros (adultos).
Deste modo os bilhetes têm de ser adquiridos 24 horas antes de cada ceia no Balcão Único da Câmara Municipal de Guimarães (CMG), entre as 9 e as 16,45 horas ou no hall de entrada do Departamento Financeiro da CMG, das 16,45 às 22 horas.

Complementarmente e à laia de desfecho, no domingo pelas 22 horas, ocorrerá o Folguedo Final, desfilando pela vila de cima até à vila de baixo, desde a rua Conde D. Henrique (junto à estátua de D. Afonso Henriques) até ao Largo da Oliveira, trovadores, mercadores e o poviléu em geral, que rejubilarão com a notícia do batismo real e contagiarão de alegria as gentes do burgo vimaranense.
No evento estarão envolvidos cerca de 200 voluntários e cerca de 110 mercadores numa alargada participação do movimento associativo vimaranense, cujo investimento se cifra em cerca de 200 mil euros, com um retorno direto previsto de cerca de 50 mil euros.

Quanto ao horário da Feira Afonsina, esta decorrerá na sexta-feira e sábado entre as 10,30 e a 1 hora da madrugada, abrindo na quinta-feira às 18 horas. No domingo, dia de desfecho, mantém-se o horário de abertura (10,30 horas), estando o encerramento previsto para as 22,30 horas.


Artigo escrito por,
Álvaro Nunes


Comentários

Escreva o seu Comentário
 




Top Artigos: Amor de Mãe