Novas do Gil
Pesquisa

DIA INTERNACIONAL DOS MONUMENTOS E SÍTIOS
Por António Loureiro (Professor), em 2017/04/19683 leram | 0 comentários | 159 gostam
Criado pelo Conselho Internacional dos Monumentos e Sítios (ICOMOS) e aprovado pela UNESCO para dar visibilidade aos monumentos e sítios, o dia 18 de abril é considerado, desde 1982, Dia Internacional dos Monumentos e Sítios.
Neste ano de 2017, o Dia Internacional dos Monumentos e Sítios centra-se na temática do património cultural e turismo sustentável, temas nos quais Guimarães detém importante marca a nível nacional.
Com efeito, o Centro Histórico de Guimarães é património mundial da humanidade desde 2001, tendo sido recentemente considerado pelo portal TripAdvisor como o 4º. património da UNESCO mais recomendado do mundo como sugestão turística. Aliás, os últimos números estatísticos confirmam essa procura: 361 mil visitantes no Castelo de Guimarães e 264 mil no Paço dos Duques de Bragança, entre cerca de 1 milhão de visitas registadas nos museus nacionais.

Mas para além destes dois monumentos emblemáticos, a cidade tem muito mais para oferecer! Ainda recentemente, em 2 de janeiro deste ano, o Santuário de Santa Maria da Falperra foi decretado património nacional, monumento que se ajuntam mais de uma vintena de monumentos classificados como a Capela de S. Miguel do Castelo, a Igreja da nossa Senhora da Oliveira, os antigos Paços do Concelho, a Igreja de Serzedelo, e as citânias de Briteiros e Sabroso, entre outros.
Ademais, a cidade vai apresentar a candidatura da Penha à Rede Nacional de Áreas Protegidas, no âmbito do projeto de Guimarães a Capital Verde Europeia 2020, o que obviamente, a ser deferida, constituirá uma mais-valia para o concelho e mais um sítio a visitar desde já e em especial quando vigorar o passe teleférico, que se encontra lançar brevemente.
Recorde-se que a nível distrital apenas o Parque Natural do Norte Litoral, em Esposende, integra esta rede de paisagens valorizadas, de proteção da biodiversidade, ecossistemas e património geológico.

Ora, este ano são ambas as citânias vimaranenses os lugares privilegiados das comemorações, a cargo da Sociedade Martins Sarmento.
Assim, de manhã (10 horas) realiza-se uma visita à zona escavada da Citânia de Briteiros, guiada pelo arqueólogo Gonçalo Cruz, a que segue no salão de chá da Casa de Acolhimento um conversa com café, na qual o arqueólogo João Ribeiro abordará a temática da Arqueologia Virtual e as suas potencialidades, recorrendo a demonstrações exemplificativas a partir de peças locais.
De tarde, por seu turno (16 horas) está programada uma visita guiada ao castro de Sabrosa, fundamentalmente centrada na sua evolução histórica e aspetos relacionados com a recuperação do monumento.

Porém, em complemento e/ou em alternativa pode ainda celebrar a efeméride com um Percurso de Bicicleta ao longo da Ribeira de Couros, uma proposta do Laboratório da Paisagem de Guimarães a ter lugar no sábado, a partir das 15 horas e que visa dar a conhecer a paisagem urbana vimaranense de um modo mais sustentácel e saudável.
A participação é gratuita, embora sujeita a inscrição prévia no sítio da internet da entidade citada.
 
No fundo, uma ótima oportunidade para (re)visitar este nosso património castrejo e comemorar a efeméride.


Texto escrito por,
Álvaro Nunes


Comentários

Escreva o seu Comentário
 




Top Artigos: Amor de Mãe