Novas do Gil
Pesquisa

FESTIVIDADES PASCAIS
Por António Loureiro (Professor), em 2017/04/03618 leram | 0 comentários | 155 gostam
Em Guimarães, a exemplo de outras localidades do país, estão previstas para esta quadra iniciativas de variada índole, a decorrer entre 2 e 16 de abril, que além das cerimónias religiosas abarcam também atividades culturais diversificadas.
Com efeito, logo no dia 2, Domingo de Lázaro, decorrerá uma missa campal no largo fronteiro à Igreja dos Santos Passos presidida pelo arcebispo de Braga (16 horas), no final da qual sairá para a rua a tradicional procissão de Lázaro.
Estas cerimónias de cariz mais religioso prosseguem na quinta-feira santa , dia 13, com a procissão das endoenças ou procissão das sete igrejas, a sair da Igreja da Misericórdia (21 horas) e na sexta-feira santa, dia 14, com a procissão do “enterro” do Senhor (22 horas).

Entretanto, de 8 a 16 de abril, terá lugar a iniciativa “A Paixão do Senhor”, um roteiro ao longo de 18 espaços de Guimarães, em especial igrejas, museus e os cinco Passos da Paixão existentes na cidade, que além de proporcionar um percurso de crença visa dar a conhecer o acervo artístico vimaranense. O evento que terá abertura no dia 8, pelas 11 horas, na Basílica de S. Pedro, encontra-se ajustado ao ritmo individual de cada participante, uma vez que cada visitante pode iniciar e terminar o seu itinerário onde e quando quiser. Para o efeito, cada aderente receberá um folheto no qual se encontra um passaporte, que deverá ser carimbado em cada local de passagem.
A música será também uma das tónicas fundamentais das festividades pascais, com vários concertos programados.
Deste modo, no dia 8, decorrerá na Igreja dos Capuchos (19 horas) um Recital de Órgão a cargo de Daniel Ribeiro e no dia seguinte dois outros momentos musicais: o primeiro na Igreja da Oliveira (17 horas) com temas da Quaresma e Semana Santanas Catedrais de Santiago e Tui (Ensemble Vox Stellae); e o segundo na Igreja de S. Francisco (21,30 horas) pela Orquestra da Universidade do Minho com “The Armed Man – A Mass for Peace”.
No entanto, os concertos prosseguem diariamente até ao dia da Páscoa. Assim encontram-se agendados:
- no dia 10, na Igreja da Oliveira (21,30 horas) o Coral Ensaio, que interpretará temas do “Caminho da Redenção”;
- no dia 11, na Igreja de S. Francisco (21,30 horas) será interpretado “O Pranto de Maria” pela Orquestra Barroca da Casa da Música;
- no dia 12, na Igreja da Misericórdia (21,30 horas) apresenta-se “A paixão polifónica de Guimarães” pelo Coro Vilancico;
Seguem-se dois concertos no dia 13, ambos na na Igreja da Oliveira: “Pequeno Concerto gregoriano antes da Missa da Ceia do Senhor”, às 18,30 horas; e “Missa da Ceia do Senhor (In Coena Domini)”, pelas 19 horas, ambos pelo Coro (Gregoriano) Solemnis.
A fechar este pograma pascal estão ainda previstos três outras iniciativas musicais:
- no dia 14, na Igreja de S. Francisco (17 horas), o grupo Divino Sospiro apresentará “Harmonia Ibérica da Paixão”;
- no dia 15, na Sociedade Martins Sarmento (17 horas) decorrerá um Recital de Piano por José Eduardo Martins;
- e, finalmente, no dia 16, na Igreja de S. Francisco (17 horas) realizar-se-á o Concerto de Encerramento, a cargo do Orfeão de Guimarães e Ensemble Cant’arte.

Como é tradicional o compasso sairá também à rua, nas diversas freguesias, em especial no domingo pascal.

Texto escrito por,
Álvaro Nunes


Comentários

Escreva o seu Comentário
 




Top Artigos: Amor de Mãe