Novas do Gil
Pesquisa

ABRIL EM GUIMARÃES
Por António Loureiro (Professor), em 2017/04/03703 leram | 0 comentários | 154 gostam
Com a pausa escolar da Páscoa, entre 5 18 de Abril, sobra mais tempo para outras atividades, que em Guimarães são propostas com grande diversidade no decurso deste mês.
Efetivamente, a questão está na escolha! Com efeito, neste mês de abril ocorre no Centro Cultural Vila Flor (CCVF) e em quatro outros palcos distintos a 4ª. edição do Westway Lab, entre 5 e 8 de abril, com uma vasta programação de teatro, dança e música.
Além disso, a Casa da Memória celebra o seu primeiro aniversário, destacando-se um ciclo de conversas subordinadas ao tema “Memórias da Memória”, bem como algumas oficinas variadas a ter lugar entre 23 e 25 de abril. Estão ainda previstas visitas guiadas, a iniciar logo no primeiro dia de abril, após as 17 horas, sob a orientação de Samuel Silva, vimaranense e jornalista do Público

Mas outras propostas de música, teatro e cinema são também plausíveis.

Deste modo, em matéria musical, decorre no dia 7, o concerto sinfónico UHF no pavilhão multiusos (22 horas), enquanto no CCVF a Orquestra de Guimarães interpreta obras de Felix Mendelssohn, no dia 14, a partir das 22 horas. No mesmo local e mesma hora, nos dias 20 e 22 ocorre a estreia absoluta de “Vespa”, criação a solo de Rui Horta, enquanto no dia 21, a cidade recebe “The Gift”, em digressão nacional de apresentação do álbum “Altar”. O Som de Guimarães tem ainda lugar no Café Concerto do CCVF, no dia 28 (24 horas) com o trio El Rupe que apresentarão “Suite 3,14”, o segundo disco do projeto vimaranense.
   
Por sua vez, no teatro, o Teatro Experimental Flaviense apresenta no salão paroquial de Pevidém a peça teatral “Bailado Russo”, em cena a 1 de abril. Neste mesmo dia (21,30 horas) subirá a palco no CCVF “Veraneantes” de Máximo Gorki, enquanto na Black Box da Plataforma de Artes e Criatividade (PAC) as atrizes Beatriz Batarda e Sara Carinhas protagonizarão “As Criadas” de Jean Genet.

Já em matéria de exposições, para além da coleção permanente “Cosmic, Sonic, Animistic”, decorrem no Centro Internacional das Artes José de Guimarães as mostras “Destinerrância – o lugar do morto é o lugar da fotografia” e “Os pirómanos”, trabalhos na área do desenho e arte contemporânea de Rui Moreira, enquanto no Centro Cultural Vila Flor está patente a exposição de pintura “Bufos” de José Almeida Pereira. Entretanto continua em exibição no Museu Alberto Sampaio a exposição “Era preciso agradecer às flores” e na Sociedade Martins Sarmento uma mostra de desenho e pintura de Engrácia Cardoso.
De destacar ainda a exposição relativa ao génio renascentista “Leonardo Da Vinci”, denominada “O Inventor”, presente no Paço dos Duques de Bragança.

Quanto ao cinema, para além das sessões habituais do circuito comercial, o Cineclube de Guimarães leva a efeito o ciclo de cinema “Rir à Italiana”, em coorganização com A Oficina, a 4 e 11, no CCCVF (21,45 horas) com exibição dos filmes “Os Monstros” e “Matrimónio à Italiana”, bem como as suas sessões regulares, também às 21,45 horas, com a projeção das fitas “Outra Voz” (dia 2), “Silêncio” de Martim Scorsese (dia 9) e “Sonhos Lúcidos. De Moçambique” (dia 13). A lista fica completa com os filmes “Toni Erdmann” (dia 20), “Na Via Láctea” de Emir Kusturica (dia 27) e “Vedações” de Denzel Washington (dia 30).

Relativamente ao desporto e para os amantes da bola, assume particular destaque o futebol com a disputa da 2ª. mão da Taça de Portugal entre Chaves e Vitória, a 4 de abril ( 20,15 horas), a que se seguem mais quatro desafios para a Liga: um (novo) Chaves-Vitória, no dia 15 (16 horas) e o Setúbal-Vitória no dia 28 (20,30 horas), ambos fora de casa; entrementes e intramuros teremos ainda o Vitória-Tondela, no dia 9 e o Vitória-Boavista, no dia 23, ambos os jogos às 18 horas.
Ademais, realiza-se mais uma edição da Estafeta da Amizade que ligará Guimarães a Braga no dia 9 de abril, com partida marcada para as 10 horas na Alameda Alfredo Pimenta.
Entretanto, para os mais gulosos, uma visita aos claustros do edifício da Câmara Municipal (ex-convento de Santa Clara) é doce que se recomenda. De facto, entre 7 e 9 de abril, a Doçaria no Convento regressa para mais uma gostosa edição, na qual para além dos 21 doceiros participantes, 17 dos quais de fora do concelho, inclui ainda um programa paralelo com momentos musicais por parte do Grupo Coral e Juvenil e Sociedade Musical de Pevidém e ainda do Conservatório de Guimarães. Uma performance teatral a cargo da Trupe Sei sobre os vários ofícios e profissões perdidas no tempo completa a programação.
De igual modo e como é habitual nas interrupções letivas encontram-se também programadas diversas ofertas educativas destinadas aos mais novos. Assim, funcionarão nos serviços educativos do CIAJG e CCVF as Oficinas de Páscoa, de 5 a 7 e entre 10 e 13, para crianças dos 6 aos 12 anos, enquanto a 22 e 23 avança a iniciativa Ninho de Cores para os 4/5 anos. Acrescente-se no domingo (23), para maiores de 6 anos, o evento “Livre como um livro” no qual diversas escolas concelhias levam à Black Box da PAC leituras comemorativas do 25 de Abril e da liberdade, efeméride comemorativa que a Casa da Memória também promove no dia 24 (22 horas) com a conversa intitulada “Onde estava no dia 25 de Abril de 1974?”.
Como é óbvio, ainda neste mês, comemora-se também o 25 de Abril, bem como as festividades pascais, cujos programas específicos publicamos em separado.
 Porém, mesmo em dias sem programa específico um simples passeio pela cidade basta! Afinal o Centro Histórico de Guimarães está no “top 10” mundial das sugestões turísticas do portal TripAdvisor e é o quarto património da UNESCO mais recomendado do mundo, com muito para oferecer! Mas se a chuva cair, não faltam espaços alternativos aos “shoppings”, como os nossos monumentos, museus e os outros espaços lúdico-culturais como o Centro Ciência Viva ou a Casa da Memória.
 
É só escolher ….

Texto escrito por,
Álvaro Nunes


Comentários

Escreva o seu Comentário
 




Top Artigos: Amor de Mãe