Novas do Gil
Pesquisa

Março: Mês de Raúl Brandão
Por António Loureiro (Professor), em 2017/03/171184 leram | 0 comentários | 126 gostam
Nascido em 12 de março de 1867, o escritor Raul Brandão é homenageado em Guimarães e na freguesia de Nespereira, onde viveu, na passagem dos 150 anos do seu nascimento e centenário da publicação da sua obra “Húmus”.
FESTA DE TEATRO RAUL BRANDÃO
Numa parceria com o Húmus – Festival Literário da Câmara Municipal de Guimarães, os grupos de teatro de amadores do concelho, os finalistas de teatro da Universidade do Minho e os alunos das oficinas do Teatro Oficina vão levar a cabo entre 8 e 12 de março a denominada Festa de Teatro Raul Brandão, que movimentará mais de 150 atores e atrizes, proporcionando azo a conhecer, discutir, representar e assistir às peças do dramaturgo.
Paralelamente, para alimentação do espírito e do corpo, os livreiros e alfarrabistas de Guimarães serão convidados a tirar das estantes todo o teatro do dramaturgo, enquanto o Cor de Tangerina e o Círculo de Arte e Recreio facultarão petiscos redentores. Associam-se ainda à iniciativa, a ser filmada para a posterioridade, a Sociedade Martins Sarmento que exporá o espólio do autor e ainda o Cineclube de Guimarães, que assumirá a inspiração brandoniana nas suas habituais sessões domingueiras.

Um vasto programa que abarca espetáculos, leituras e teatro, cuja divulgação mais detalhada seguidamente apresentamos:

Dia 8 (quarta-feira):
- 21 horas - “Como se Escreve uma Canção”, com Rita Redshoes e moderação de Tito Couto;
- 22 horas – “Teatro da Alma”, uma peça de dor e de sonho, pelo Teatro Oficina;

Dia 9 (quinta-feira):
- 21,30 horas – “Um Sonho Adiado”, a partir de diálogos inéditos do espólio, a cargo do Teatro Oficina/alunos do 3º. ano Lic. Teatro ILCH-UM, a ter lugar na Sociedade Martins Sarmento;

Dia 10 (sexta-feira):
- 21 horas – “À Conversa com Álvaro Laborinho Lúcio e Abraão Vicente, com moderação de Francisco José Viegas;
- 22,30 horas – “O Maior Castigo” (1902), a partir de relatos da peça perdida, pelo ATRAMA:

Dia 11 (sábado):
- 15 horas – “O Gebo e a Sombra” (1923) pelo Teatro Experimental do Cano (TEC);
- 16,30 horas – “A Pedra ainda espera dar flor”, a partir das crónicas de teatro (1895-1929), pelo Convívio e Teatro Experimental (CETE);
- 18 horas – “O Doido e a Morte” (1923) pelo Teatro da Coelima/Jovidém;
- 22 horas – “Jesus Cristo em Lisboa”(1927) – parceria com Teixeira de Pascoaes -, pelo Grupo de Teatro Citânia, Cem Cenas, Grupo de Teatro da ADCL, Grupo de Teatro de Campelos e Grupo de Teatro da ARCAP;

Dia 12 (domingo):
11 horas – “Jardim Rauliano”, com excertos de “Húmus” de Herberto Hélder (1966),
pelos alunos das oficinas do Teatro Oficina, a ocorrer no Largo de Donães;
- 15 horas – “A Noite de Natal” (1899) – em parceria com Júlio Brandão -, a cargo do Teatro de Ensaio Raul Brandão (TERB);
- 16,30 horas – “O Rei Imaginário”(1927) e “Eu sou um homem de bem” (1923), a cargo de Astronauta Associação Cultural;
- 18 horas – “O Avejão” (1929), pelo Osmusiké;
- 21,45 horas – “ O Gebo e a Sombra” de Manoel de Oliveira, filme a cargo do Cineclube de Guimarães.

Para assistência a todos os espetáculo, a ocorrer maioritariamente no Centro Cultural Vila Flor (pequeno ou grande auditório, café concerto ou espelho de água e jardins), a organização faculta um passe de acesso a todos os espetáculos, pelo preço total de 20 euros.
MÊS CULTURAL DE NESPEREIRA
Iniciou-se já este fim de semana a 2ª. edição do Mês Cultural de Nespereira, centrado nas comemorações dos 150 anos do nascimento de Raul Brandão. Na circunstância, a abrir o evento, foi apresentado o CD do Hino de Nespereira e decorreu a representação da peça teatral “A Morte do Palhaço” pelos alunos da EB1 de Arrau. Igualmente procedeu-se à plantação da árvore “A Nespereira” e inaugurou-se a exposição de pintura de “Margens”, de Paulo Gonçalves.
A efeméride cultural prossegue no próximo dia 12 de março – data de nascimento do homenageado – com a inauguração de um mural comemorativo de autoria de Renato Ribeiro, ato formal a ter lugar no apeadeiro da CP de Nespereira, a partir das 9,30 horas. Neste mesmo dia, pelas 11 horas, realizar-se-á uma missa evocativa, abrilhantada pelo TeatrAcord’Ensemble, a ter lugar na Igreja Parqoquial.
Por sua vez, a 18 de março, pelas 16 horas, serão calcorreados os Caminhos de Santiago em Nespereira, enquanto à noite (21 horas) haverá teatro.
A exemplo do ano anterior, decorrerá ainda a 25 e 26 de março a II Feira de Época 1900 – “Ao Encontro de Raul Brandão” , que no sábado abrirá entre as 15 e as 23 horas e que no domingo terá portas abertas entre as 10 e as 18 horas.
A fechar o mês cultural, o Grupo de Teatro e Ensaio de Nespereira desloca-se (21 horas) aos espaços criativos de Brito.
 
Escrito por,
Álvaro Nunes


Comentários

Escreva o seu Comentário
 




Top Artigos: Amor de Mãe