Novas do Gil
Pesquisa

O Natal no Departamento Pré-Escolar
Por António Loureiro (Professor), em 2017/03/07580 leram | 0 comentários | 136 gostam
Entre diversas atividades planeadas no PAA do Departamento do ensino Pré-escolar, o Natal foi realmente uma das atividades mágicas para todas as crianças, no período anterior.
Preservar a tradição Natalícia envolvendo as crianças num ambiente propício ao seu desenvolvimento pessoal e social foi um dos objetivos. Através de diversos trabalhinhos nas várias áreas de conteúdo foi possível desenvolver diferentes competências e fomentar a fantasia e a alegria típica nessa época. Entre muitas outras atividades destacamos algumas delas nos diversos jardins-de-infância sendo de destacar que todos se encontram inseridos em escolas básicas do primeiro ciclo e que as suas festas de natal foram realizadas em articulação.
 Na EB1/JI da Valinha a festa de natal realizou-se no dia 18 de Dezembro e foi organizada pala Associação de Pais. A Festa contou com a participação de todas as crianças do JI e 1º Ciclo. O espetáculo compreendeu uma pequena peça de teatro, “Nascimento do Menino Jesus”, representada pelo pré-escolar, cânticos, danças e poemas de Natal. A festa foi vivida pelas crianças com muita emoção, magia, e com muita euforia a quando da chegada do Pai Natal.
          Na EB1/JI da Quinta de Vale a sua Associação de Pais recentemente criada, tem vindo a gerar um espírito de colaboração não só com a escola, mas também, fazendo com que os pais e encarregados de educação participem mais na vida da mesma. Mais um ano passou e como não podia deixar de ser realizou-se a Festa de Natal, onde os meninos do Jardim de Infância participaram ativamente, com direito a prendas e muita alegria. De destacar ainda a participação massiva de pais que além de colaborarem no evento através de várias representações conjuntamente com os alunos, tiveram também a iniciativa de proporcionar a toda a comunidade educativa um lanche ajantarado. Foi também realizado um Presépio e o Pinheiro com material reciclado (de pacotes de leite).
 O Jardim de Infância do Centro Escolar de Urgezes realizou diversas atividades relacionadas com o Natal que proporcionaram o desenvolvimento de competências ao nível de todas as Áreas de Conteúdo propostas segundo as Orientações Curriculares. Começou por dar a conhecer as tradições vimaranenses desta quadra, nomeadamente as Nicolinas, tendo as crianças trazidos caixas que exploraram ritmicamente. Foram realizados trabalhos de expressão plástica para decorar os espaços do Jardim de Infância, para oferecer aos familiares e ainda, Coroas de Natal que se destinaram a participar no Concurso Econatal. A Festa de Natal foi preparada e apresentada em articulação com o Primeiro Ciclo do Ensino Básico e teve lugar no pavilhão desportivo da EB 2,3 deste Agrupamento de Escolas. Esta actividade contou também com a presença da Direção, da Associação de Pais e dos familiares das crianças/alunos deste Centro Escolar.
           No JI de Arrau muitas histórias foram exploradas, atividades, trabalhinhos relativos à temática e também desafios às famílias das crianças tais como, a realização de uma fada na sequência/continuidade do dia Nacional do Pijama e a decoração de uma estrela de natal tendo somente sido enviada a base e solicitada a criatividade das famílias com reciclagem de diversos materiais. Também as decorações na porta da sala e espaços da escola, um postal para a família e um pinheirinho com a foto de cada criança através do reaproveitamento de espátulas de madeira, assim como, um presépio com reciclagem de grandes tubos para decoração da escola. A festa de Natal decorreu num sábado, dia 17, aberta a toda a comunidade o que promoveu o convívio entre toda a comunidade escolar, familiar e alguma envolvente. Todos puderam assim assistir à apresentação de diversos números alusivos à quadra festiva, enquadrados num musical apresentado e dramatizado pelos alunos, narrando uma viagem por diferentes pontos do Mundo, retratando as diferentes formas de comemorar esta época. As crianças do pré-escolar retrataram a China. As crianças adoraram participar, todos os adereços, os números dos colegas e todo o convívio que foi muito salutar. De destacar (e agradecer) que todos os alunos da EB1/JI de Arrau tiveram de presente de Natal uma ida ao Europarque em Sta Maria da Feira para assistirem ao Musical “ A Ilha do tesouro” com o custo do transporte e entradas completamente gratuito para todos graças à nossa Associação de Pais que generosamente ofereceu a todas as crianças da escola. As crianças adoraram este presente de Natal.
 Este artigo tardou mas como “mais vale tarde do que nunca” fica também desta forma o agradecimento de todo o Departamento do Pré-escolar às parcerias que enriqueceram muitas das atividades realizadas. Bem hajam.

Texto enviado pela Educadora

Mª La Salete Ferreira

Mais Imagens:

Comentários

Escreva o seu Comentário
 




Top Artigos: Amor de Mãe