Novas do Gil
Pesquisa

DE SANTA LUZIA AO NATAL E AOS REIS
Por António Loureiro (Professor), em 2016/12/12680 leram | 0 comentários | 132 gostam
Findas as Festas Nicolinas, Guimarães continua a fervilhar e prepara-se para o Natal, a passagem de ano e Reisadas, com o património cultural imaterial como pano de fundo.
Assim, a 13 de dezembro, data do 15º. aniversário da consagração do Centro Histórico de Guimarães como Património Mundial da Humanidade, que coincide com a romaria de Santa Luzia, protetora dos olhos e da visão, a cidade volta(-se) em vistas largas para as coisas e loisas do património. De facto, numa associação organizativa entre A Oficina e o Centro em Rede de Investigação em Antropologia da Universidade do Minho, num encontro que ocorrerá no Centro Internacional das Artes José de Guimarães, as questões em torno do património cultural imaterial regressam à liça, com as Festas Nicolinas e as passarinhas e sardões no centro das atenções, enquanto tradições candidatas a esta distinção por parte da UNESCO.
Com efeito, numa conferência alusiva, que decorrerá durante todo o dia, vários oradores pronunciar-se-ão sobre esta matéria, cujo programa encerrará com uma visita à Casa da Memória e ao Arraial de Santa Luzia.
Recorde-se que a romaria de Santa Luzia ocorre na cidade anualmente , na qual sobressai costumeiramente a tradição das passarinhas e sardões, guloseimas de centeio ou farinha de trigo cozido revestidas com cobertura branca de açúcar, que além do sabor único são conotadas sexualmente como ícones formatados da feminilidade e masculinidade, dando azo a populares piropos (autorizados):
“Se me deres a passarinha, eu dou-te o meu sardão” …

Porém, no âmbito das comemorações, prevê-se ainda a apresentação do livro “Onde nasceu Portugal” de João Manuel Ribeiro, com ilustrações de Susana Lima e uma intervenção do Presidente da Câmara, no Largo da Oliveira, bem como a inauguração da instalação urbana “Património Iluminado” , constituída por 22 balões gigantes iluminados. Paralelamente, avançará o projeto urbano “as paragens onde o tempo habita” , com intervenções artísticas em 17 abrigos de transportes urbanos e será organizada a corrida do património , com partida e chegada no Largo do Toural.
No âmbito “Do Natal aos Reis”, assim se denomina a iniciativa, vão ainda decorrer vários eventos complementares. Entre estes, destaque para a música, com a realização de concertos variados em espaços como o Paço dos Duques de Bragança, a Plataforma das Artes e Criatividade e ainda várias igrejas ( S. Francisco, Oliveira, Serzedelo e S. Jorge do Selho), que contarão com as atuações da Orquestra do Norte, a Orquestra Barroca da Casa da Música, Alma de Coimbra e o Quarteto de Cordas de Guimarães.
Entretanto e no contexto da programação da passagem de ano será promovido um Video-mapping e haverá DJ’s no Largo da Oliveira e Praça de S. Tiago, enquanto no primeiro de janeiro a Orquestra de Guimarães exibir-se-á no Centro Cultural Vila Flor. A fechar, ocorrerá ainda uma Noite de Reisadas no Largo da Oliveira, a 7 de janeiro, após os grupos participantes terem atuado em vários lares concelhios e no estabelecimento prisional de Guimarães.

Contudo, a música marcará igulmente presença no Multiusos: a 17 de dezembro, com Carlos do Carmo e a sua convidada especial Ana Moura; a 18 de dezembro com o “Disney in Concert” (21 horas), que conciliará imagens de filmes famosos com uma experiência musical de orquestra. Entretanto, a 23 de dezembro, a soprano vimaranense Elisabete Matos, que se tem destacado nos palcos internacionais, protagoniza um concerto solidário no Centro Cultural Vila Flor (21,30 horas), acompanhada pela Orquestra ARTAVE. E, por sua vez, a 22 de dezembro (19,30 hoaras) o Laboratório da Paisagem acolhe o concerto de Joaquim Santos Simões, inserido no Festival de Guitarra de Guimarães.

Por seu turno, a dança estará presente no Centro Cultural Vila Flor no dia 17 de dezembro (21,30 horas) com “Quebra Nozes”, pelo Russian Classical Ballet.

E como é época de Natal, há também presépios para apreciar. Destacam-se os presépios de S. Tiago de Candoso, entre 4 de dezembro e 15 de janeiro (17 às 20 horas), do Colégio Arautos do Evangelho, que concilia som, luz e movimento, bem como o do Corpo Nacional de Escutas de Infantas, que pode ser visitado entre 18 de dezembro e 15 de janeiro aos domingos e feriados (9-12 e 14-19 horas) e aos sábados de tarde (14-18 horas); e ainda o de Santa Leocádia de Briteiros, disponível a partir de 25 de dezembro.

Outrossim e como é tempo de pausa escolar, diversas ofertas de foro formativo e lúdico se configuram no terreno. Por exemplo, o Laboratório da Paisagem vai promover, entre 19 e 23 de dezembro, as denominadas Ecoférias, para crianças entre os 6 e as 12 anos, que versarão temas ambientais e de desenvolvimento sustentável do território, a complementar com visitas à Resinorte, Serralves e Sea Life, enquanto o Serviço Educativo do CC Vila Flor, oferece as Oficinas de Teatro, entre 19 e 23 de dezembro, pela mão da companhia Teatro do Frio, que conta ainda com a iniciativa “Pimenta na Língua”, no final do mês, destinada a professores.
      
“Mário Dionísio, entre outras coisas pintor” será também uma iniciativa a ter em atenção na Sociedade Martins Sarmento, a propósito do centenário do nascimento do autor, cuja exposição de pintura e desenho estará patente ao público entre 5 e 31 de dezembro. Esta sessão evocativa, contará ainda com um colóquio sobre o escritor, a 15 de dezembro (18horas), a cargo de José Manuel Mendes e a venda serigrafias, catálogos e obras do homenageado, inserida na IV Feira do Livro da SMS.
Arte que apresenta ainda propostas alternativas no CC Vila Flor com a mostra ibérica “Questionamento” ´, enquanto no CIAJG se mantêm as fantásticas exposições “Objectos Estranhos” e “Caminhos de Floresta”.

Não faltará ainda o cinema, ora comercial ora as sessões do Cine-Clube: quer as regulares, quer as inseridas no âmbito do “Ciclo Livros no Cinema”. De referir ainda o espetáculo “Portátil – Porta dos Fundos, com a participação especial de César Mourão, no S. Mamede CAE (21,30 horas de 21/12).

Bom proveito!

Álvaro Nunes


Comentários

Escreva o seu Comentário
 




Top Artigos: Amor de Mãe