Novas do Gil
Pesquisa

IV ANIVERSÁRIO DA VACA NEGRA
Por António Loureiro (Professor), em 2016/11/28554 leram | 0 comentários | 127 gostam
A Junta de Freguesia de Urgezes promove no próximo dia 2 de dezembro, a partir das 21,30 horas, uma sessão comemorativa do IV aniversário da Vaca Negra
A Junta de Freguesia de Urgezes promove no próximo dia 2 de dezembro, a partir das 21,30 horas, uma sessão comemorativa do IV aniversário da Vaca Negra – Centro para a Criação, Arte e Cultura.
Urgezes, as Nicolinas e o seu Nicolino-Mor serão o tema base da sessão comemorativa do IV aniversário da Vaca Negra. De facto, celebrando-se em 2016 o centenário do nascimento do engenheiro Hélder Rocha, carismática figura vimaranense, vitoriana e nicolina, que residiu nesta freguesia durante parte significativa da sua vida e que se encontra intimamente ligado ao restauro do Dízimo de Urgezes, em 1999 e à celebração dos Protocolos Nicolinos com as escolas, em 2002, lógico se torna que esta comemoração evoque a sua memória e que a ela a freguesia se associe.

Por outro lado, encontrando-se Urgezes intrinsecamente ligado às Nicolinas, através da Renda ou Dízimo de Urgezes, será também óbvio que estas festas, candidatas a Património Oral e Imaterial da Humanidade, que igualmente ocorrem entre os finais de novembro e inícios de dezembro, estejam no centro deste evento comemorativo. Aliás, as festas nicolinas têm constituído, ao longo de vários anos e desde 2002, uma iniciativa (quase) permanente dos projetos pedagógicos do Agrupamento de Escolas Gil Vicente, traduzida em várias atividades, entre os quais se destacam os Colóquios Nicolinos e a participação no cortejo das Maçãzinhas (6 de dezembro), que curiosamente, neste ano, executará e fará desfilar um carro alegórico dedicado ao Nicolino-Mor Hélder Rocha.

Quanto ao programa alusivo, constará essencialmente de uma atuação musical a cargo de Mário Gonçalves e Luís Almeida e a abertura de uma exposição de fotografia subordinada ao tema “Nicolinas e o seu Nicolino-Mor”.

Mais Imagens:

Comentários

Escreva o seu Comentário
 




Top Artigos: Amor de Mãe