Novas do Gil
Pesquisa

Ida ao teatro
Por António Loureiro (Professor), em 2016/11/03569 leram | 0 comentários | 131 gostam
No dia 31 de outubro os alunos do 1.º e 2.º ano da E,B,1 Quinta do Vale, Polvoreira, deslocaram-se à Plataforma das Artes em Guimarães.
Inserido no projeto “ Mais – Dois” , os alunos do 1º e 2º anos de escolaridade da E,B,1/JI Quinta do Vale/Polvoreira, deslocaram-se à Plataforma das Artes em Guimarães para verem o espetáculo “ O cão que corre atrás de mim( e o avô Elísio à janela)”, da autoria de Filipe Caldeira.
Este espetáculo é um retrato-memória da infância escrito a quatro mãos (duas que não param quietas; outras duas que as acompanham e observam), em que há espaço para o medo, o risco, a rua, um cão que ladra (e talvez morda) e um avô à janela capaz de nos proteger pelo canto do olho. ‘Caco, porque estás a trepar?’, Perguntava o meu avô Elísio. ‘Porque me chamo Caco, Caco, Caco… ’, dizia eu a imitar o eco. O meu nome atirado contra uma montanha partir-se-ia em mil bocados. Quero dizer, em cacos. Talvez não seja o nome mais respeitável do mundo. Um nome que é um pedaço de uma coisa partida. Mas é meu.” Este Caco é aqui Filipe Caldeira que, com este espetáculo, nos mostra o seu mundo de criança.
 
O cenário é simples, poucos objetos são necessários quando se tem de sobra a imaginação. O espetáculo junta malabarismo, dança e teatro, e faz as delícias de miúdos e graúdos. É no mundo mágico das crianças que vamos falar de coisas importantes a brincar. No fim do espetáculo, há a garantia de que voltamos ao “nosso mundo” bem mais felizes do que quando saímos dele. Independentemente da idade.

O contato da criança com o teatro é fundamental: as crianças aprendem a improvisar, desenvolvem a oralidade, a expressão corporal, a impostação de voz, aprende a se entrosar com as pessoas, desenvolve o vocabulário, trabalha o lado emocional, desenvolve as habilidades para as artes plásticas; ajuda os alunos a se desinibirem-se e adquirirem autoconfiança, desenvolve habilidades adormecidas, estimula a imaginação e a organização do pensamento.
Os alunos gostaram muito e ficaram muito entusiasmados com esta sua nova experiência

 A Escola

Mais Imagens:

Comentários

Escreva o seu Comentário
 




Top Artigos: Amor de Mãe