Novas do Gil
Pesquisa

VERÃO EM GUIMARÃES
Por António Loureiro (Professor), em 2016/07/07641 leram | 0 comentários | 138 gostam
“O verão vale a pena em Guimarães” não é apenas um slogan. Com efeito, ao longo dos meses de julho e agosto, a cidade oferece uma plêiade de eventos interessantes e ecléticos, para todos os gostos.
De facto, logo em julho a agenda é variada. Já este sábado, 9 de julho, retoma-se a Noite Branca em vários espaços da cidade, com sons para todos os ouvidos, enquanto nos Banhos Velhos, nas Caldas das Taipas. ocorre o curso sobre Literatura Portuguesa e ao fim do dia um concerto rock com os Bed Legs+The Wilde Booze. Estas atividades prosseguem a 22 de julho com uma noite de astronomia e fecha no dia 30 com um festival de curtas de Guimarães, o Shortcutz.
 Antes porém, entre 7 e 10 de julho, realiza-se a XXII edição da Feira da Terra, em S. Torcato, certame de divulgação do mundo rural, gastronomia e artesanato e em Urgezes, efetua-se a IV Feira de Artesanato, que tem lugar na Vaca Negra - Centro para a Criação Arte e Cultura, a 16 e 17 de julho. Ainda no concelho, na vila de Ronfe, realiza-se também a terceira edição da Feira Medieval, entre 8 e 10 de julho, que este ano recria a Lenda dos Penedos da Forca.
 
Junto ao Ave , o rock regressa também à Praia Fluvial de Barco, com a 10ª. edição do Festival Rock Fest, entre 28 e 30 de julho. De igual modo, o Festival Moderno apresentará no Largo da Oliveira, no dia 10 de Julho, uma sessão de música erudita com jovens da Escola de Música do Colégio Moderno de Lisboa.
A música erudita estará novamente em palco com o festival Guimarães Allegro, entre 21 e 23 de julho, com exibições da Orquestra de Guimarães, no Paço dos Duques de Bragança e nos jardins do Palácio de Vila Flor, enquanto no sábado está agendado um recital de piano e flauta no Tribunal da Relação, dia em que decorrerá também uma jornada musical “non stop”. Paralelamente ocorrerão também várias ações de rua, com a participação de instituições e associações concelhias.
A música voltará ainda a animar vários espaços urbanos entre 21 e 30 de Julho com o projeto Agora e Aqui e também com o espetáculo “As Canções e os Filmes”, no Largo da Oliveira, na noite de 29 de julho. De igual modo e no âmbito do programa “Guimarães, o Verão é Jazz” a animação musical invadirá diariamente o Centro Histórico entre 8 e 17 de julho.
A dança, por sua vez, marcará presença no Centro Cultural Vila Flor, a 10 de julho, com apresentações de ballet clássico, contemporâneo e hip-hop dos alunos da Academia de Bailado de Guimarães.
Por seu turno, entre 15 e 21 de julho a cidade acolhe o Festival Internacional Vaudeville Rendez-Vous, que trará aos espaços citadinos a artes de rua e o circo contemporâneo, com espetáculos diferenciados na Praça da Plataforma de Artes (dias 15 e 17), no Largo da Oliveira (dias 16, 19 e 21) e no Largo Condessa de Juncal (dia 18).
Entretanto, no final do mês (30 de julho) arranca mais uma edição da Contextile – Bienal de Arte Têxtil Contemporânea que se prolonga até 16 de outubro em espaços variados da cidade. Outrossim, encontram-se patentes ao público as exposições “Objetos Estranhos: ensaio de proto-escultura” e “ Caminhos de Floresta”, ambas na Plataforma de Artes e Criatividade até 31 de dezembro, bem como a amostra “Cinema: a invenção de um olhar”, no Arquivo Municipal Alfredo Pimenta.
Também o Museu Alberto Sampaio passa a abrir as suas portas às quartas-feiras à noite, local no qual também ocorrerão algumas apresentações públicas sobre várias temáticas, enquanto o Paço dos Duques de Bragança avança com as quintas à noite, com iniciativas diversas, em especial de foro musical.
Para atividades mais refrescantes sugerem-se, em alternativa, uns mergulhos nas várias piscinas locais ou as praias marítimas e/ou fluviais da região. Na Póvoa de Varzim, por exemplo, poderá juntar o útil ao agradável e dar uma saltada ao casino, na noite de 16 de julho, para ouvir a música do artista vimaranense Zé Perdigão, que promete “uma mescla de várias culturas – ibérica, sul-americana e cabo-verdiana”; e nesse mesmo dia assistir ao Torneio Centenário do Varzim, que conta ainda com a presença do Vitória. Futebol que pode voltar à agenda em 23 e 24 de julho, em Paços Ferreira, com o Vitória a participar no Torneio Capital do Móvel, ou em 31 de julho no jogo em casa com o Porto, a contar para o Troféu Cidade de Guimarães. A nível desportivo, como é óbvio, não pode esquecer a final do Euro 2016, a 10 de julho, em Paris, com Portugal entre os finalistas, seleção em que o Vimaranense Vieirinha destá presente; nem a 23ª. edição dos Campeonatos a Europa em Atletismo em pista, em Amesterdão, que começou da melhor forma, com a conquista da medalha de prata nos 10 mil metros pela vimaranense Dulce Félix, atual vice-campeã europeia.

 As caminhadas são também uma possibilidade, sendo de destacar as rotas de S. Torcato, Citânia e Penha.
Aliás, nestas e outras incursões poderá bater algumas fotografias interessantes e concorrer ao concurso “Guimarães – Expedição Fotográfica”, ,que a Sociedade Martins Sarmento promove até 28 de outubro.

Em Agosto sobressaem como é óbvio as Festas Gualterianas, entre os dia 4 e 6 e no terceiro dia a apresentação pública do plantel do Vitória, na Praça de S. Tiago. Entretanto, no Largo da Oliveira projetam-se as sessões noturnas de “Cinema em Noites de Verão”, às terças, quartas e quintas, entre 11 e 31 de agosto.
 A nível desportivo avultam igualmente os Jogos Olímpicos de Verão- Rio 2016, que se desenrolam entre 5 e 21de agosto, em 28 modalidades, nos quais marcam presença 5 atletas vimaranenses: o ciclista José Mendes, o tenista João Sousa, Rui Bragança (taekwondo) e Dulce Félix e Ricardo Ribas no atletismo. E regressam as competições de futebol nacional, em especial a Liga Nos. a 14 de Agosto, dia das comemorações da Batalha de Aljubarrota.

Artigo escrito por
Álvaro Nunes


Comentários

Escreva o seu Comentário
 




Top Artigos: Amor de Mãe