Novas do Gil
Pesquisa

1º Torneio de Educação Tecnológica 2º ciclo
Por Teresinha Teixeira (Administrador do Jornal), em 2016/06/171622 leram | 0 comentários | 882 gostam
O grupo de Educação Tecnológica do 2º ciclo organizou um torneio em parceria com as disciplinas de Educação Visual e Matemática.


O evento consistiu na aplicação das aprendizagens das 3 disciplinas na resolução de casos práticos. O torneio foi feito entre as 4 turmas do 6º ano representadas por 3 alunos cada.
Na primeira fase os alunos receberam as instruções, numa apresentação em PowerPoint, no e-mail dos smartphones dos concorrentes. Seguidamente os concorrentes tiveram que nivelar uma plataforma que servia de base à casa em construção. Para tal tiveram que usar um nível de bolha e uma chave sextavada de boca para regular os parafusos de apoio. Posteriormente tiveram que calcular a base da casa (área) para assentar ladrilhos com um padrão diferente para cada grupo (módulo/padrão). Seguidamente tiveram que calcular o volume de um cilindro (jacúzi – frasco de vidro) para o encher com água, onde tiveram que se socorrer do paquímetro. Era altura de colocar as paredes aparafusadas com chaves de cruz (ou philips). Foi necessário montar um circuito elétrico constituído por uma bateria, um interruptor e duas lâmpadas que deveriam ser ligadas em paralelo. Para tal usaram os ligadores e as chaves de fendas de haste isolada. Aplicaram os rodapés (perímetro), acertando-os com o alicate turquês e tiveram que medir as paredes exteriores para saber que quantidade de tinta era necessária para as pintar (foi dado o rendimento da tinta - proporcionalidade). Três das paredes foram pintadas com as cores primárias e uma delas com uma secundária à escolha dos concorrentes.Este torneio funcionou basicamente como uma aferição das aprendizagens das 3 disciplinas em questão, estabelecendo a ligação entre os conteúdos lecionados e a utilidade prática destes.

Agostinho Fernandes

Mais Imagens:

Comentários

Escreva o seu Comentário
 




Top Artigos: Amor de Mãe