Novas do Gil
Pesquisa

Visita de Estudo - História e Geografia do 8.º ano
Por Teresinha Teixeira (Administrador do Jornal), em 2016/04/221661 leram | 0 comentários | 901 gostam
No dia 17 de Março os alunos do 8.º ano partiram em Visita de Estudo com destino a Vila do Conde e à cidade do Porto, juntamente com os seus respetivos professores, eram cerca de 8h.45mn.
Os objetivos da Visita de Estudo eram os seguintes:
o Aprofundar conhecimentos adquiridos nas aulas;
o Valorizar elementos do Património histórico português;
o Reconstruir aspetos da vida da época dos descobrimentos portugueses;
o Desenvolvera capacidade de observação, análise e comunicação dos alunos;
o Promover o trabalho de equipa e sociabilidade entre alunos e docentes.

À chegada a Vila do Conde, reunimo-nos e fizemos um pequeno lanche em convívio, depois seguimos para a Alfândega Régia onde descobrimos várias informações e curiosidades sobre esta Alfândega, como por exemplo que ela já foi um grande entreposto comercial e é uma das únicas alfândegas do século XVI que se mantém até hoje embora com algumas modificações. A Alfândega Régia foi mandada construir pelo Rei D. João II e quando fechou, no século XVIII, deixou de receber mercadorias que passam para a Alfândega do Porto. Também tomamos conhecimento de alguns pormenores de navegação daquele tempo, como por exemplo, a Caravela que era utilizada para os Descobrimentos. A Nau, um pouco mais tarde, foi utilizada também para os descobrimentos e para o transporte de mercadorias (ex: Nau de S.Gabriel foi a primeira a chegar à Índia), a Traineira era utilizada para a pesca e o Lugre mais precisamente para a pesca do bacalhau.
De seguida visitamos a Nau Quinhentista que é uma réplica das Naus utilizadas nessa época que apresenta três mastros, sendo dois deles com velas redondas (quadrangular) e um com vela latina (triangular). Este tipo de Nau foi utilizado por Vasco da Gama no caminho marítimo para a Índia no século XVI e tinha a capacidade de levar de 120 a 140 tripulantes. As viagens duravam cerca de sete meses para ida tanto como para a chegada, isso se os ventos fossem favoráveis e normalmente só cerca de 20% da tripulação regressava pois não tinham condições. No castelo de popa encontrava-se o quarto do capitão, do escrivão e da dama prometida que só privava com o capelão. O convés era a área da Nau onde se reparavam os mastros, velas...e onde também se realizavam festividades e "touradas". Na coberta trabalhava-se a pedra para os padrões dos descobrimentos e armazenava-se também a alimentação.
No final da visita à Nau Quinhentista, seguimos viagem até ao parque da cidade do Porto para almoçar. Aqui proporcionaram-se momentos de convívio entre todos os alunos e professores, defrutou-se a bela paisagem e foram tiradas várias fotos.
Dirigimo-nos para o Museu dos Descobrimentos (World of Discoveries), um museu temático e interativo sobre a época dos Descobrimentos iniciada pelo Infante D. Henrique que nasceu no Porto e foi o grande impulsionador das descobertas pela tormentosa costa africana. Percorremos várias salas, numa delas tinha vários exemplos de embarcações utilizadas nessa época e a sucessiva melhoria de cada uma delas, a Barca (utilizada por Gil Eanes que dobrou o Cabo Bojador), a Caravela Latina (utilizada por Bartolomeu Dias que dobrou o Cabo das Tormentas que a partir daí foi chamado de Cabo da Boa Esperança porque nos dava a esperança de conseguir descobrir o caminho marítimo para a Índia), a Nau (utilizada por Vasco da Gama que conseguiu finalmente chegar à Índia por via marítima), a Caravela de Armada e o Galeão de S. João Batista (onde já tinha cerca de 300 canhões). Numa outra sala, ouvimos falar do patrono da nossa escola, Gil Vicente, que escreveu 44 obras, onde algumas delas criticam alguns dos grupos sociais privilegiados. Nos teatros, em casa do Rei os espetáculos deveriam durar no máximo 15 minutos para o Rei não se aborrecer, pois se tal acontecesse dispensava a pessoa que estivesse a comandar aquele teatro e substituía-o por outra. Seguidamente visitamos uma sala onde pudémos ouvir a explicação da história da Ganda, o primeiro rinoceronte trazida para a Europa a mando de D. Manuel I para oferecer ao Papa. Tivemos também um pequeno passeio de barco pelo Museu onde atravessamos várias estações que caracterizavam as viagens marítimas nessa grande época acompanhada de auscultadores onde se reproduzia a explicação de cada uma das estações.
Seguiu-se o percurso pedonal pelo centro histórico da cidade Porto, onde a professora de Geografia nos forneceu um mapa turístico da cidade do Porto para nos guiar. Passamos por importantes monumentos e sítios como por exemplo a Ribeirinha, a Ponte D. Luís, Estação de S.Bento, Livraria Lello, até chegarmos à Torre dos Clérigos, onde os alunos e os seus professores se dirigiram para as respetivas camionetas com destino à escola.
Com esta visita aprofundamos os nossos conhecimentos e convivemos alegremente. Acima de tudo foi um dia muito produtivo e divertido.

Ana Ribeiro, n.º 1, 8.º A
Antóno Ferreira, n.º 3, 8.º A
Bruna Salgado, n.º 4, 8.º A
Glória Mendes, n.º 11, 8.º A

Mais Imagens:

Comentários

Escreva o seu Comentário
 




Top Artigos: Amor de Mãe