Novas do Gil
Pesquisa

150º Aniversário do nascimento de Raul Brandão
Por António Loureiro (Professor), em 2016/04/041398 leram | 0 comentários | 852 gostam
Obra do autor fará parte do quotidiano vimaranense nos próximos 365 dias. Ano de Raul Brandão teve início este sábado com a presença do Ministro da Cultura, no dia em que o escritor completaria mais um aniversário.

Obra do autor fará parte do quotidiano vimaranense nos próximos 365 dias. Ano de Raul Brandão teve início este sábado com a presença do Ministro da Cultura, no dia em que o escritor completaria mais um aniversário.
Guimarães prepara-se para realizar um ano de iniciativas literárias, no âmbito do programa de comemorações do 150º aniversário do nascimento de Raul Brandão, fazendo jus à importância de um dramaturgo que marcou a escrita e o modo de contar as gentes do nosso país. O alargado conjunto de eventos terá como ponto alto a primeira edição do Festival Húmus, que decorrerá entre 07 e 12 de março de 2017, altura em que se completa a simbólica data do escritor.
Até lá, serão desenvolvidas atividades com a comunidade escolar, grupos de teatro e instituições locais com vista à construção de uma vontade de mostrar a vida e obra de Raul Brandão, cujos textos estarão espalhados por espaços de socialização da cidade, mas também por várias plataformas digitais. A Câmara Municipal preparou momentos de demonstração, com exposições, leituras e visitas de escritores ao concelho de Guimarães e momentos orientados para a formação, vincando o lado prático da escrita, a vivência dos autores, o desafio à imaginação posta no papel.
O autor passará a ter, também, uma página de internet exclusivamente dedicada à sua obra, na qual poderá ser encontrado tudo o que é preciso saber sobre Raul Brandão. As iniciativas alargam-se a tertúlias, espetáculos de poesia, arte urbana e arte dita, visitas guiadas ao património da cidade, conferências, lançamentos de livros, mesas de debate, concertos comentados e, sobretudo, momentos que permitam enquadrar, identificar e pôr em destaque o papel determinante da vida e obra de Raul Brandão para a cultura portuguesa, em geral, e para o enriquecimento intelectual de Guimarães, em particular.
«A dimensão mais qualificante de uma sociedade é a cultura e tudo o que fazemos é com emoção, com entusiasmo, com racionalidade e elegância. Nunca deixamos de colocar o nosso sentimento em tudo o que fazemos! Ninguém compreenderá o diferente tratamento de Guimarães em relação a outras cidades portuguesas que foram Capitais Europeias da Cultura, nomeadamente, Porto e Lisboa», disse Domingos Bragança, Presidente do Município, que recebeu do ministro João Soares a promessa de uma «discriminação positiva», considerando Guimarães «um grande exemplo que tem de ser seguido pelo país» e que «foi melhor Capital Europeia da Cultura que Lisboa».


Trabalho de parceria com instituições de Guimarães
O certame será comissariado por Francisco José Viegas, ex-Secretário de Estado da Cultura e destacada personalidade da área literária, que imprimirá à programação uma maior coerência e assertividade na relação entre o desenvolvimento das atividades e o universo Raul Brandão. O Círculo de Arte e Recreio, através do Teatro de Ensaio Raul Brandão, colocará o escritor no espaço público e na comunidade escolar, com a realização de leituras encenadas, reposição e encenação de novas peças de teatro.
A Junta de Freguesia de Nespereira, onde o dramaturgo fixou residência a partir de 1911, apresentará atividades pensadas e realizadas com a comunidade local, deixando registos criativos que identifiquem Nespereira com Raul Brandão. Por sua vez, a Sociedade Martins Sarmento, como local icónico da cidade e sede do espólio do escritor, será um ponto de contacto fundamental na tentativa de investigar, expor e discutir a vida e obra do autor e dos seus contemporâneos e o Departamento de Cultura da Câmara Municipal de Guimarães e a cooperativa A Oficina vão estabelecer uma presença assídua de Raul Brandão na programação cultural do Município.
«Para mim, é uma honra comissariar este ano de comemorações. Guimarães tem uma programação invejável a todos os títulos e tudo o que é realizado neste concelho é feito com intensidade. A elegância é um sinal distintivo das coisas bem feitas e esta programação tem um carácter inovador. Nada melhor do que realizar este programa em Guimarães, que tem espaços renovados e tão bem vividos», afirmou Francisco José Viegas, que partilhou a opinião da vereadora Adelina Paula Pinto.


Comentários

Escreva o seu Comentário
 




Top Artigos: Amor de Mãe