Novas do Gil
Pesquisa

Internet Segura
Por Teresinha Teixeira (Administrador do Jornal), em 2016/02/26828 leram | 0 comentários | 173 gostam

Dia Internet Mais Segura
Assinalou-se na EB 2, 3 Gil Vicente o Dia Europeu da Internet Mais Segura 2016.

A comunicação e a publicação de informação na Internet não é supervisionada por nenhuma entidade. A maior parte dos seus serviços encontra-se à disposição dos utilizadores (entre eles, os mais jovens), sem qualquer restrição ou controlo.
Pensar que a Internet não encerra riscos ou que estes só afetam os outros é assumir uma atitude distante e pouco informada. Por outro lado, adotar visões alarmistas só ajuda a ocultar a realidade.
Tomar consciência dos riscos, estar informado de como os prevenir ou minimizar, orientar as atividades das crianças e adolescentes na Internet, podem ser as chaves para garantir uma utilização em segurança.
Neste sentido e como forma de comemorar o Dia Europeu da Internet Segura, celebrado, este ano, a 09 de fevereiro, realizaram-se três palestras proporcionadas por agentes, da Escola Segura, da Polícia de Segurança Pública de Guimarães.

Estas sessões tiveram a duração de 90’ minutos e tiveram por objetivo sensibilizar a comunidade educativa para os riscos próprios da utilização da Internet bem como fazer a divulgação de algumas das formas de proteção existentes.
Nessas sessões de apresentação para além de uma abordagem inicial sobre o que é a Internet foram abordados temas como os sítios mais visitados pelos alunos, quais as vantagens e desvantagens da sua utilização; quais os riscos reais inerentes à utilização indevida de cada um desses serviços; quais os cuidados que se devem ter ao navegar na Internet, assim como conselhos na utilização dos seus serviços. Foram ainda apresentados casos reais vivenciados pelos agentes da Polícia de Segurança Pública como forma de alertar os alunos para os riscos existentes.
No final de cada sessão, os alunos tiveram oportunidade de expor as suas dúvidas e curiosidades, estabelecendo-se um debate entre estes e os agentes da Polícia de Segurança Pública.
Participaram nesta atividade as turmas A, B, C, D e E do 7º ano, as turmas A, B, C e D do 8º ano e a turma VOC 2, num total de 10 turmas, 202 alunos e 3 professores.
Esta atividade também foi inscrita/divulgada no sítio www.seguranet.pt, conjuntamente com outras atividades de outras escolas/agrupamentos, com vista a dar a merecida visibilidade à iniciativa e ao tema.

Mais Imagens:

Comentários

Escreva o seu Comentário
 




Top Artigos: Amor de Mãe