Novas do Gil
Pesquisa

NESPEREIRA RECORDA RAUL BRANDÃO
Por António Loureiro (Professor), em 2016/02/25578 leram | 0 comentários | 98 gostam
O escritor Raul Brandão (1867-1930), nascido em 12 de março, é de novo recordado e homenageado na freguesia de Nespereira, local onde viveu vários anos, na Casa do Alto.
Com efeito, no decurso dos três primeiros fins de semana de março, a Junta de Freguesia de Nespereira, a exemplo de anos anteriores, recorda este importante escritor português com um programa alusivo, centrado na evocação da sua vida, época e obra.
Este Mês Cultural, assim se denomina a iniciativa, compreende nos dias 5 e 6 de março a abertura de uma Feira da Época, cuja abertura está prevista para a tarde de sábado no Largo Padre Bernardino Machado, junto à igreja e que prolonga ao domingo, entre as 10 e as 17 horas.
No fim de semana subsequente e especificamente a 12 de março, ocorrerá uma missa evocativa na Igreja Paroquial(9,30 horas), seguida de uma romagem ao túmulo do autor, no cemitério da Atouguia. Uma Noite de Teatro, a partir das 21,30 horas, com as representações de duas peças brandonianas, encerrará este dia de aniversário do autor: o episódio dramático “ O Avejão” (1929) e a farsa em uma ato “O Doido e a Morte” (1923).
Teatro sobre o qual o escritor escreve, in “Teatro e Letras” (1925): “desejaria que se fizessem peças para o povo, teatro que ele pudesse compreender e amar, Arte, enfim (…) que aproximasse os homens dos homens e os tornasse irmãos”.
O programa comemorativo encerra no fim de semana de 19 e 20 de março, com uma Noite de Fado (21 horas) e uma Tertúlia Brandoniana (22 horas), no sábado, na Casa da Quinta da Igreja e termina no domingo, na EB 1 de Arrau, com um momento musica (16,30 horas)l e a dramatização da obra “Portugal Pequenino” (1930), pelas 17 horas, livro que Raul Brandão escreveu em parceria com a sua esposa Maria Angelina, numa incursão pelo mundo infanto-juvenil.
Recorde-se ainda que a Câmara Municipal de Guimarães se associa à efeméride, divulgando ano próximo dia 12 de março, na Biblioteca Raul Brandão (15 horas), o programa comemorativo da homenagem ao autor, que se prolongará até 12 de março de 2017, data em que RB completaria 150 anos do seu nascimento.


Comentários

Escreva o seu Comentário
 




Top Artigos: Amor de Mãe