Novas do Gil
Pesquisa

GIL VICENTE NA MARCHA GUALTERIANA
Por António Loureiro (Professor), em 2015/06/18470 leram | 0 comentários | 138 gostam
Mestre Gil Vicente, patrono do nosso agrupamento e pai do teatro português, não está esquecido neste ano de 2015.
Efetivamente a Junta de Freguesia de Urgezes, através do polo cultural da Vaca Negra – Centro para a Criação, Arte e Cultura – acolheu, após uma recolha de ideias, um projeto de participação na Marcha Gualteriana com um carro alegórico a Gil Vicente, mestre da arte de Talma, uma vez que o dramaturgo está intimamente ligado à freguesia e se comemoram 550 anos do seu nascimento.
Deste modo e como o carro alegórico é habitualmente acompanhado por vários números vivos, geralmente de cariz crítico e satírico, que desfilam apeados atrás do carro, na noite da Marcha Gualteriana ( este ano provavelmente a 3 de Agosto), a Junta de Freguesia apela à inscrição de voluntários para o efeito, uma vez que necessita de cerca de 30 a 50 pessoas, para assumirem o papel de figurantes e de personagens-tipo vicentinas.
De facto, nada melhor que Gil Vicente para atualizar certos tipos-sociais de outrora que hoje se mantêm com novas vestes. Com efeito, continuam por aí a abundar os onzeneiros que cobram juros elevados, hoje travestidos em prósperos mercados e dolosos banqueiros, procuradores e corregedores de uma justiça duvidosa, padres imorais e devassos, nas malhas da pedofilia, fidalgos que não o sendo vivem como nobres às custas da corrupção e expensas alheias e sapateiros e gente do povo pouco honrada. Mas também novos “judeus”, entre muitas minorias; e hipocrisia social q.b. e nauseabunda.
Todavia, para além desta iniciativa mais imediata e pontual, digna dos maiores encómios, pretende-se manter e desenvolver na Vaca Negra um projeto mais amplo e profundo que passa pela criação teatral, a prosseguir por largos tempos, em contraposição a um certo consumismo cultural populista, do tipo pão e circo. Recorde-se que o grupo teatral Bando do Gil se encontra instalado na Vaca Negra e certamente poderá orientar e lançar esse novo palco de jovens artistas.
Parece-nos outrossim pertinente uma oportuna articulação com a escola/agrupamento, quer reavivando o grupo teatral anteriormente existente, quer dinamizando ações no âmbito das Atividades de Enriquecimento Curricular (AEC).
A ver vamos …

Álvaro Nunes


Comentários

Escreva o seu Comentário
 




Top Artigos: Amor de Mãe