Novas do Gil
Pesquisa

Atividades da Escola
Por António Loureiro (Professor), em 2015/12/17669 leram | 0 comentários | 152 gostam
O fim do primeiro período avizinha-se e a escola de Arrau – Nespereira não podia terminá-lo sem dar a conhecer as últimas actividade realizadas por nós.
No passado dia vinte e sete de Novembro, a nossa escola mais uma vez participou no cortejo do “Pinheirinho”, uma actividade com vista a integrar os mais novos do concelho nas grandes Festas Nicolinas. Foi uma animação, todos alinhados lá fomos para o centro histórico de Guimarães e tocar certos e afinados o conhecido e bonito toque característico desta festa. Todos trajados a rigor porque a ocasião assim o exigia, as nossas crianças animaram as ruas da cidade e foi muito gratificante ouvir “Estes tocam muito bem!”, não é puxar a brasa à nossa sardinha mas, tocavam mesmo muito bem. Claro que tudo isto só foi possível ao grande empenho dos pais que vieram à escola ensaiar os alunos, aos pais que adquiriram as caixas e tambores e à Associação de pais que disponibilizou o transporte e as suas colaboradoras para organizar trajes e caixas e espaço para os ensaios. Para todos um bem haja.
No dia um de Dezembro tivemos o privilégio de receber o professor Aventino, um cego que amavelmente veio conversar connosco, com o intuito de sensibilizar-nos para as questões das pessoas com deficiência. Esta atividade foi promovida pelo grupo de Educação especial, para lembrar o Dia Internacional da Pessoa com Deficiência. Com o professor Aventino ficamos a perceber como deveríamos ajudar um cego na rua, como é o seu dia a dia, as suas maiores dificuldades e o quanto estamos errados quando pensamos que são pessoas extremamente limitadas pela sociedade. Verificamos o quanto são autónomos, contou-nos que já leu novecentos e noventa e nove livros, como identifica o dinheiro, mostrou-nos aplicações tecnológicas que existem para as mais diversas funcionalidades e ainda explicou como funciona a escrita Braille, podendo os alunos experimentar em suporte de folha como é, a sua textura e tentar ler uma pequena quadra. Ao professor Aventino, a escola agradece a sua visita e as suas portas estarão sempre abertas para vir visitar-nos.
No seguimento da atividade anterior, no dia três em articulação, todas as turmas da escola juntaram-se na sala de informática e exploraram o conto “O Pequeno Trevo”. Os alunos que se disponibilizaram leram para os outros e no final cantamos e visualizamos alegremente “Todos iguais, diferentes” via Youtube e o nosso quadro interativo.
Finalmente, no dia catorze de Dezembro a escola foi invadida pelo espírito natalício da Associação de pais que proporcionou a toda a comunidade educativa com um magnífico concerto de natal. Este espectáculo teve como objectivo despertar o espírito solidário que a quadra festiva que se avizinha deve ter, atribuindo à instituição “Associação de Apoio à criança”, de Guimarães brinquedos angariados pelos alunos desta escola. A associação citada esteve representada na pessoa da Dra. Rita Prata e Dra. Arminda Timóteo, que muito agradadas pela iniciativa agradeceram este nobre gesto. Foi ainda durante este evento que a associação de pais informou da prenda que irão dar este ano a todos os alunos, uma ida à Aldeia do Natal da Diver Lanhoso e como não poderia deixar de haver um pequeno miminho para todos os alunos, um delicioso pai natal de chocolate!
Foi uma noite mágica, sentida e divertida também.
Não poderíamos terminar sem antes desejar a todos vós umas santas e felizes festas!


A Escola

Mais Imagens:

Comentários

Escreva o seu Comentário
 




Top Artigos: Amor de Mãe